Parabólica

E a corrida para a PMBV pode ter mais um candidato 10581

Bom dia,  Hoje é quarta-feira (05.08.2020). Ontem, a inauguração de um hipermercado e as promoções de outro já instalado em Boa Vista propiciaram uma demonstração inequívoca de que a população está pouco se lixando para o que pensam e querem as autoridades públicas do estado. Os imensos estacionamentos dos dois estabelecimentos ficaram pequenos para a quantidade de carros e motos que levaram milhares de consumidores para fazer compras, especialmente de gêneros alimentícios. E quase ninguém guardava o tão propalado e exigido distanciamento entre as pessoas. Enquanto isso, com toda a pompa e gráficos possíveis a prefeita Teresa Surita (MDB) anunciava ter decidido seguir com a reabertura gradual das atividades econômicas, e neste estágio, poderão começar a funcionar entre outras coisas os restaurantes, bares e personal treines. Por certo, o somatório do público que frequenta diariamente esses tipos de atividades é bem menor que aquele, que lotou os dois hipermercados. Simples assim.         DÚVIDAS O deputado federal Jonathan de Jesus (Republicanos) disse, ontem, terça-feira (04.08), da possibilidade de sua candidatura à Prefeitura Municipal de Boa Vista. Segundo fontes credenciadas junto ao parlamentar ele teria conversado com amigos sobre o interesse de ser prefeito da capital roraimense. Foi o bastante para o surgimento de dúvidas quanto ao fechamento de questão em torno da candidatura do ex-secretário de Planejamento Marcos Jorge. O senador Mecias de Jesus, que comanda o partido em Roraima, reiterou  apoio a Marcos Jorge. 

COMPROMISSO Um assessor muito próximo de Antônio Denárium (sem partido) disse a Parabólica que é verdade que o atual governador tem compromisso, assumido durante o segundo turno da eleição de 2018, de apoiar a candidatura do pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus, Isamar Ramalho, para a prefeitura de Boa Vista. A mesma fonte diz que esforços estão sendo feitos para convencer Isamar Ramalho de liberar Denárium do compromisso assumido. Uma das alternativas, caso Ramalho anuncie sua desistência é fazer de sua esposa Nazaré Ramalho, vice de Ottaci Nascimento (Solidariedade).   CAMPANHA Outro pré-candidato que vem sofrendo desgaste com boatos de que pode desistir na reta final do prazo para a realização é Arthur Henrique, o escolhido pela prefeita Teresa Surita (PMD) para disputar sua sucessão. Tudo por conta da avidez com que o notório ex-senador Romero Jucá tem aparecido nas redes sociais nas últimas semanas. Jucá que virou fã de lives chegou esta semana a compartilhar fotos de camiseta mostrando suas tatuagens, que muitos de seus adversários dizem não ser bem feitas. 

SOBRANDO Um mapeamento feito com pré-candidatos dos 14 municípios do interior mostra que a campanha, pelo menos por enquanto, está longe de ser polarizada. São mais de 50 pré-candidatos concorrendo para ser candidato a prefeito, a maioria sendo apadrinhada por deputados federais, estaduais e até senadores. A campanha está tão acirrada, que tem município onde o mesmo político apoia dois pré-candidatos. Em suas viagens aos municípios interioranos, o governador Antônio Denárium tem se reunido com até três candidatos de diferentes partidos e que serão adversários no pleito municipal de novembro. 

REELEIÇÃO Dos 14 municípios do interior, em 11 deles os prefeitos atuais já confirmaram que são pré-candidatos a reeleição. Apenas em Caracaraí e Amajari, as prefeitas Socorro Guerra e Vera Lúcia, respectivamente, não devem concorrer por questões pessoais. Em São João da Baliza o prefeito, Marcelo Jorge (Republicanos), está concluindo o seu segundo mandato, portanto, não será candidato à reeleição. 

VISITA

O diretor comercial e de distribuição do Banco da Amazônia, Francimar Rodrigues Maciel, estará em Boa Vista para visita junto a clientes. Na ocasião, o diretor apresentará para a sociedade os resultados obtidos até o presente momento, em especial,  relativo ao crédito emergencial, aplicação de recursos de projetos estruturantes ligados a produção de energia, aplicação de recursos nas novas modalidades de Pronaf digital, além de ordenar a projeção de aplicação de recursos que o Banco estima para o Estado de Roraima ainda este ano. A visita contará com a presença do Superintendente do Banco dos Estados do Amazonas e de Roraima, André Vargas, que vai acompanhar o diretor em uma visita técnica/gerencial junto ao um público alvo de clientes e investidores.

INFIDELIDADE

O deputado estadual Jorge Everton declarou apoio à pré-candidatura de deputado federal Ottaci Nascimento, que é o Solidariedade e que não firmará coligação com o MDB, que tem candidato próprio à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), o vice-prefeito Arthur Henrique. Se o partido de Teresa Surita e Romero Jucá fecharam questão em torno da candidatura do partido Jorge Everton poderá  ter problemas com o MDB seu partido, pelo menos é o que disse a Parabólica um advogado especializado em legislação eleitoral.