Parabolica 21 05 2019 8231 Parabolica 21 05 2019 8231 Parabolica 21 05 2019 8231 Parabolica 21 05 2019 8231

Bom dia,

Os números falam por si só. Segundo reportagem publicada ontem, na Folha, os venezuelanos presos no sistema penitenciário estadual já chegam à casa dos 300. Há pouco mais de um ano eles eram apenas 28. Ainda que a maior parte deles esteja presa por furtos, roubos e outros crimes contra o patrimônio, nas últimas semanas já ocorreram crimes bárbaros cometidos pelos imigrantes do país vizinho, como os assassinatos de proprietários de sítios que em má hora os acolheram.

O agravamento da situação na Venezuela e a reabertura da fronteira com o Brasil fizeram aumentar o fluxo de entrada deles no país, através de Roraima, sem qualquer controle das autoridades brasileiras quando às suas vidas pregressas, o que leva à conclusão óbvia de que essa população carcerária de venezuelanos nos presídios roraimenses tende a aumentar. Tomara que não venha a crescer de forma tão exponencial como o foi no último ano.

De qualquer forma, esses números têm de servir como argumento para o governo estadual e os parlamentares federais exigirem que o governo federal modifique urgentemente a metodologia de acolhimento desses migrantes, que pode continuar humanitária, mas não pode ocorrer sem algum controle e não pode se resumir a dar abrigo para alguns deles –seguramente a minoria em relação ao que entra diariamente no estado –, bem como lhes dar uma ração diária de comida. É preciso retomar mais vigoroso o processo de interiorização, bem como criar frentes de trabalho que possam lhes ocupar.

Por outro lado, não dá mais para o governo federal esquecer que o sobre – esforço que os serviços públicos municipais e estadual estão tendo que operar por conta desses migrantes não é minimamente suportável, frente aos desmilinguidos respectivos orçamentos. Nunca foi tão necessário o governo federal criar um programa emergencial de transferência de recursos a fim de financiar os gastos adicionais locais com essa pobre população migrante. Não dá mais para o governo federal continuar ignorando essa realidade.

Com a palavra as forças políticas do estado. Está na hora de exigir e não de mendigar.

QUASE

Não foi por falta de qualidades pessoais e profissionais do advogado Antônio Oneildo Ferreira; e muito menos por falta de luta dos advogados locais, mas não foi desta vez que Roraima conseguiu indicar um representante no Conselho Nacional de Justiça CNJ). A decisão foi ontem, e muita gente daqui foi a Brasília para dar apoio a sua indicação. Nos votos dos conselheiros do Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) ele ficou em terceiro lugar, e as vagas do quinto constitucional no CNJ eram duas. Uma pena!

SAÍDA

Fontes da Parabólica continuam afirmando que haverá mudança no comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A cabeça do atual secretário, o delegado de polícia Márcio Amorim, teria sido pedida por um grupo de deputados estaduais, majoritários na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), ao governador Antonio Denarium (PSL), que já teria prometido a mudança. O mesmo grupo teria indicado dois nomes ao governador, mas ele estaria inclinado a nomear mais um militar na sua equipe de governo.

ENTUSIAMO 1

Uma comitiva de empresários roraimenses, coordenada pelo empresário e ex-deputado federal Remídio Monai, visitou na última semana a República Cooperativista da Guiana. Foram primeiro a Lethem, pequena cidade guianense que faz fronteira com a cidade brasileira de Bonfim, capital do município do mesmo nome. Lá ficaram impressionados com o crescimento da cidade com várias construções e já com quatro voos regulares diários, que chegam e partem para a Capital do país, Georgetown. O movimento tem aumentado tanto que não é raro a ocorrência de voos extras para atender a demanda, formada em parte por passageiros brasileiros.

ENTUSIASMO 2

Os empresários brasileiros foram também a Georgetown. Da Capital guianense colheram as melhores impressões como ambiente de negócios. Viram também muitas obras sendo construídas, inclusive dois Shoppings e várias franquias internacionais, indicativos de novas oportunidades de negócio naquela cidade costeira do Atlântico Norte. Também notaram a presença de empresas brasileiras, entre as quais a Petrobrás e a Odebrecht. De Georgetown partem voos diários para os Estados Unidos, Canadá e para muitos países da Europa.

ATENÇÃO

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, o empresário Remídio Monai, está convencido de que o governo brasileiro não deveria continuar de costas para o que está acontecendo de bom na República Cooperativista da Guiana. Nosso vizinho caribenho pode se transformar em excelente parceiro comercial para Roraima, inclusive num futuro próximo, como corredor de abastecimento e de escoamento de nossa produção agrícola. Por conta disso, Remídio, que já foi deputado federal, acha que a bancada federal local poderia abrir os olhos do governo federal para essa parceria estratégica, do ponto de vista econômico, para Roraima.

NÃO PASSARÃO

Lá em Brasília, deputados federais e senadores dizem que se o governo não constituir uma maioria estável no Congresso Nacional as reformas que o presidente Jair Bolsonaro quer fazer para modernizar o Brasil não serão aprovadas, pelo menos na dimensão que seus ministros querem. Daqui, vem a informação de fontes bem situadas junto à Assembleia Legislativa do Estado dando conta que alguns dos indicados pelo governador Antonio Denarium, para órgãos da administração indireta, não serão aprovados. As mesmas fontes falam que ainda é preciso afinar o entendimento entre o governo e os deputados estaduais.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.