Social

Coluna Social 22 08 2018 6789

Com    Nada 

*As autoridades locais devem pensar muito antes de colocar um menor que nunca matou, nunca roubou, nem atentou contra a vida de ninguém, no CSE/RR, pois nesse momento não há como garantir sua integridade física. Até porque, as próprias autoridades admitem que os jovens que lá estão (e já destruíram o prédio forçando a transferência pra outro local e esquartejaram outro interno) pertencem a facções criminosas.  E um menor que nunca praticou crimes, indo no CSE, fatalmente terá de entrar numa das facções ou estará condenado à morte.   Com   Tudo  * O Centro Universitário Estácio da Amazônia abriu inscrições para o “Prepara Concurso”, curso preparatório para concursos oferecido gratuitamente. Os alunos da instituição precisam fazer suas inscrições do SIA – Sistema de Informações Acadêmicas. São 250 vagas para o projeto que terá aulas aos sábados pela manhã, com disciplinas das áreas de Direito que são básicas em concursos públicos, ministradas por professores do curso, de forma voluntária. As aulas iniciam no dia 8 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Estácio.

O engenheiro civil Rodrigo Dumont e a arquiteta Carla Prando, recém-chegados de São Paulo (Foto: Luan Pablo – FBV)

Repercussão * Mesmo com a carreata realizada em Pacaraima pelo fim da violência na fronteira tendo reunido centenas de pessoas, as imagens da destruição de barracas e pertences dos venezuelanos e centenas de imigrantes sendo expulsos por moradores de Pacaraima persistem em nos envergonhar. * As cenas chocantes de brutalidade e intolerância têm rodado o mundo por meio das redes sociais e dos mais importantes veículos de comunicação do mundo. A americana CNN fez um relato do fato que leva qualquer um às lágrimas.    Reforço * Chegou a Boa Vista a Comissão Interministerial do Governo Federal, que já se reuniu com autoridades locais, Exército e representantes de Organizações Não Governamentais. Esse primeiro encontro foi para avaliar as ações de acolhimento dos imigrantes na fronteira. * As primeiras providências foram: o aumento do efetivo das Forças Nacionais de Segurança, que será o dobro do anunciado, mais a vinda de mais de 30 médicos para reforçar o atendimento à saúde e a aceleração do processo de interiorização dos venezuelanos.

 

O advogado Lucas Paracat Camilo e o arquiteto Davi Barbosa, em clic exclusivo para a coluna (Foto: Luan Pablo – FBV)

Congresso * O auditório do CAF/UFRR será palco de discussões relacionadas à espiritualidade, à família, ao progresso da sociedade e à fraternidade entre todos, nos dias 19 e 20 de outubro. Trata-se do 1º Congresso Espírita de Roraima, com o tema: “Geração Nova e a era do progresso moral”.  * O evento tem como meta perceber o papel decisivo de todos desta geração para o progresso da sociedade, estimulando para isso o uso da inteligência e da razão e ao mesmo tempo a fraternidade para a promoção da paz, com vistas em um mundo melhor.   Congresso II * O 1º Congresso Espírita de Roraima terá em sua programação palestrantes de renomes locais e nacionais confirmados, durante  dois dias de atividades voltadas para jovens e adultos, com conferências, painéis, rodas de conversa, feira literária e momentos culturais. * A realização é da Federação Espírita de Roraima, presidida por Volmar Buffi. Os interessados podem  efetivar inscrições, acessando o site:  http://www.fer.org.br/congresso/, onde a programação completa do evento também pode ser conferida.

  Jandira e Giovani Negreiros: um brinde a elegância e a alegria

#Rápidas * A página de hoje é dedicada ao Dr. Getúlio Cruz e sua esposa Nazaré, que hoje celebram aniversário de casamento. * Inaugurando idade nova hoje Gildete Araújo Pinheiro, Luciano Castro e Marco Aurélio Santos. *No próximo domingo, 26, Boa Vista irá sediar o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas da CONFEBRAQ. O evento, que está em sua 14ª Edição, acontecerá na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, a partir das 19h. * Irão participar do evento quadrilhas representantes das regiões: Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, dentre elas duas quadrilhas que já foram campeãs nacionais, Raio de Sol (Pernambuco) e Arriba Saia (Goiás). * Os integrantes dos grupos irão chegar a Boa Vista na manhã de sábado e se prepararão para a apresentação de domingo. * A escolha da capital como sede do evento foi feita durante uma assembleia da Confederação Brasileira de Entidade de Quadrilhas Juninas em dezembro de 2017 que aconteceu em Brasília – DF. *O Nacional de Quadrilhas Juninas irá trazer uma vasta integração cultural entres os quadrilheiros do Brasil, pois cada Estado tem suas particularidades e regionalidades e é de fundamental importância ser compartilhado com todo o Brasil.  * É o que afirma Plínio Dantas, atual Terceiro Melhor Noivo do Brasil e componente da Quadrilha Gonzagão Caipira que é uma das representantes de Roraima no evento.

    Suyene Therezynha Mota, inaugurando idade nova nesta quarta-feira

Ta Valendo Concurso  * O Tribunal de Justiça de Roraima lança o edital do concurso Faça pArte “A Publicidade contra a Violência Doméstica”, que escolherá  o melhor trabalho (cartaz) publicitário  destinados a autores de violência doméstica alertando-os para implicações  legais e sociais dos seus atos. As inscrições vão até 15 de outubro e o Edital do Concurso e a Ficha de Inscrição podem ser consultados e baixados em: On-line

Seletivo * Estão abertas as inscrições da Secretaria Estadual de Educação e Desporto para o processo seletivo para contratação de professor instrutor. Os aprovados irão ministrar curso de Educação Profissional e Tecnológica para pessoas privadas de liberdade, egressas  do sistema prisional de Boa Vista e São Luiz.

O fotógrafo Hélio Holanda, presente nos melhores eventos da cidade