Roraima ao Extremo

Roraima ao Extremo 21 07 2017 4443

EDITORIAL

Temos o Rio Branco como referência para muitas atividades, desde o nado até o caiaque, wakesurf, windsurf, o tão praticado SUP, entre outras modalidades como a pesca, o uso do jet-ski, andar de lancha ou até mesmo usar as suas praias para acampar ou pegar um sol. Nosso roteiro de hoje nos leva ao caiaque, uma das muitas atividades de aventura que você pode praticar aqui em nosso Rio Branco aproveitando esse momento de cheia para conhecer um pouco mais de nosso rio. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo.FICA A DICA

Ao fazer o caiaque não se esqueça do protetor solar, óculos escuros, roupas leves e roupa de banho, chapéu ou boné e o repelente, que é primordial a visitas próximas a rios e igarapés.

Os pré-requisitos básicos para praticar este roteiro são: Saber nadar, ter preparo físico adequado à atividade, menores de 18 anos de idade somente acompanhados ou com autorização dos pais ou responsáveis.

Procure a Makunaima Expedições pelo fone 3624-6004 ou 3623-6972 ou pelo site http://www.makunaima.com/.

CAIAQUE

Em 2001, meu irmão Ricardo e eu, resolvemos começar a praticar atividades de aventura aqui em Roraima, na época, conhecemos o Marcelo e o Douglas que faziam passeios com turistas pelos afluentes do Rio Branco, como sabíamos o básico, nadar, não perdemos tempo e eles nos acompanharam até a parte de baixo da ponte do Cauamé e dali, o Douglas veio como instrutor e guia de turismo pelo percurso. Fiquei fascinado com a quantidade de praias, com a beleza do rio Cauamé, e como o caiaque é silencioso, pudemos observar com tranquilidade uma quantidade enorme de aves e vários animais, que ao nos ver, corriam para se esconder.

Algum tempo depois descobrimos o Porto do Babazinho, onde são alugados caiaques para passeios pelo Rio Branco, ou até mesmo para outras áreas, afluentes do rio. Hoje, para fazer o percurso da ponte do Cauamé até a orla do Rio Branco é cobrada uma taxa para o deslocamento dos caiaques e o aluguel. Eles dispõem de nove caiaques, desde os profissionais até os de turismo/passeio.

No Porto do Babazinho, é possível alugar os caiaques para uso ali próximo, como na Praia Grande, sendo o aluguel cobrado por hora.

Mais uma opção para quem busca através da prática de atividades físicas, conhecer os lugares visitados. Remando em um caiaque pelo Igarapé Água Boa, próximo à cidade de Boa Vista, a sensação de tranquilidade e contato com a natureza já fazem valer o passeio. É uma programação saudável que inclui refrescantes banhos em praias de rio.

Outro passeio mais distante e ótimo para ser praticado no período pós chuvas em Roraima, é a descida pelo Igarapé do Murupu, que, dependendo do desejo e esforço da equipe pode ser feito em até 8 horas, numa boa remada, mas desejando ir com mais calma ou em períodos de seca, pode levar até três dias. Vale ressaltar que é esse percurso muito mais longo e também mais perigoso.

Não faça atividades de aventura sem instrutores ou guias de turismo, contrate-o, seu passeio será mais tranquilo e poderá aprender mais sobre a região, sua fauna e flora.

Nosso roteiro da próxima semana será outra atividade nas águas de nosso Roraima, o SUP, até a próxima semana pessoal.

ROTEIRO DE 1 DIADia a dia:•    06h: saída do hotel ou local combinado;•    06h30min: chegada ao ponto de início da remada (instruções de uso do caiaque e procedimento de segurança);•    06h40min: início da remada;•    10h30min: chegada no Iate Clube de Boa Vista (ponto final da remada);•    11h00min: chegada ao hotel ou local combinado.

DICA DE MOCHILEIROPlanejar, planejar e planejar. A parte boa disso é que sua viagem vai começar antes mesmo de você sair de casa, já que será preciso pesquisar sobre o local para onde você vai meses antes do embarque. Onde ficar, como se deslocar de um ponto para o outro e que cuidados são necessários no país de destino são assuntos que devem estar completamente dominados. Para isso, vale consultar diversos blogs de outros viajantes. Na hora de escolher a hospedagem, não deixe de ler as resenhas do TripAdvisor. Por fim, aproveite os tempos modernos e não deixe de baixar aplicativos para seu smartphone. De organizadores de viagens a guias de cidades, there is na app for that. Basta usá-lo. Todas as semanas nós iremos trazer dicas de mochileiros, e estas dicas poderá encontrar no site http://www.360meridianos.com.

INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana é uma das nossas, publicada no Instagram @roraimaaoextremo e obtida por meio da hashtag #roraima. Nossa equipe juntamente com a equipe da Ultra Trail Serra Grande, participando desse momento de preparação da turma para o evento. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui! EU CURTO MUITO ISSO

No dia 06 de agosto, a partir das 03h30 da manhã, será dada a largada da ULTRA TRAIL SERRA GRANDE, com percursos de 5 km, 12 km, 32 km e 57 km, saindo da Vila da Serra Grande I, na região do Cantá. Mais informações através dos números (whatsapp) 95 99146-9752 / 99142-8112.

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.