Política

Governadora participa de oitiva com os índios nesta quinta-feira

Funai convidou o Governo do Estado a participar da discussão com os índios porque é parte interessada no Linhão de Tucuruí

A governadora Suely Campos (PP) é quem representará o Governo do Estado durante oitiva com os indígenas Waimiri-Atroari, marcada para acontecer amanhã, 1º, na Terra Indígena Waimiri-Atroari, para discutir a anuência ou não dos indígenas para que o Linhão de Tucuruí passe pela terra dos índios.

De acordo com o Governo do Estado, Suely foi convidada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, uma vez que o Estado de Roraima é parte interessada na execução da obra. Acompanharão a governadora o secretário do Planejamento, Alexandre Henklain, e o presidente da Companhia Energética de Roraima (Cerr), Antônio Carramilo.

A oitiva será realizada às 9 horas, no Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari (Nawa), localizado na BR-174, a aproximadamente 80 quilômetros de Jundiá, no Município de Rorainópolis, sul do Estado.

Suely Campos considera essencial a participação na reunião com os Waimiri-Atroari para evitar mais atrasos na construção do Linhão de Tucuruí, que cruza parte da terra indígena. “Roraima é o único Estado brasileiro que não está integrado ao Sistema Nacional Interligado e isso causa sérios prejuízos à nossa população e à nossa economia. Vamos dialogar e sensibilizar os indígenas para mostrar a importância do Linhão de Tucuruí para o futuro econômico e social de Roraima”, observou a governadora.

Além do presidente da Funai e da governadora roraimense, devem participar da oitiva dois representantes do Governo Federal e dois do Governo do Amazonas. A carta de anuência dos indígenas não é resolutiva, mas necessária para dar início às obras caso a concessionária Transnorte Energia S.A (TNE), formada pela Eletronorte e Alupar, volte atrás da decisão de pedir rescisão de contrato na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.