Geral

Sem informações a 9 dias da competição, treinadores cobram definição do Governo

A nove dias da competição, o Governo do Estado ainda não bateu o martelo confirmando o custeio das passagens aéreas para a ida da delegação de Roraima na maior competição esportiva do País

Os Jogos Escolares da Juventude desembarcam em Brasília-DF, entre os dias 16 e 25 deste mês levando esporte e cidadania para quase quatro mil estudantes de 15 a 17 anos da categoria Infanto-Juvenil de 1.357 escolas públicas e particulares de todos os estados do País. Porém, o Governo do Estado ainda não bateu o martelo confirmando o custeio das passagens aéreas para a ida da delegação de Roraima na maior competição esportiva do País. 

Atletas, pais de atletas e treinadores entraram e contato com a Folha mostrando preocupação na falta de informação por parte do Instituo do Desporto de Roraima (IDR), órgão ligado a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), que não definiu data para a entrega das passagens.

“Estamos a nove dias de começar a competição e não temos uma confirmação do IDR que não dá uma resposta clara sobre se vamos ou não e isso gera expectativa nos atletas e prejudica os treinamentos, além de prejuízo aos pais que compram tênis novo e uniforme para o filho”, disse a professora Dilamar Matheus, e treinadora da equipe feminina de voleibol da Escola Camilo Dias.

A treinadora lembrou que nos três anos anteriores a situação foi a mesma apresentada agora. “Existe a promessa do governo, nós treinamos as equipes, gera toda uma expectativa e de última hora o governo diz que não tem passagem e os atletas da categoria Infanto-Juvenil de Roraima não participam dos Jogos”, disse. “E todo ano é a mesma coisa, não dão satisfação, não informam o porquê que só enviam a delegação da categoria Mirim e deixa a Infanto sem participar e ficamos apenas iludidos nos treinamentos e quando buscamos informações com a chefa de delegação do IDR, Adriana, ela só sabe dizer que está no aguardo da governadora (Suely Campos)”, disse, informando que este é o quarto ano que sua equipe é campeã dos Jogos Escolares de Roraima, garante o direito de representar o Estado nos Jogos da Juventude, mas não tem o apoio do governo para representar o Estado.

“Isso gera uma expectativa enorme nestes jovens. São quatro anos seguidos sendo campeãs dos Jogos Escolares de Roraima e se não formos também este ano serão quatro anos que garantimos a vaga e que não representamos o Estado nos Jogos da Juventude”, lamentou.

Segundo a professora o prazo final para confirmar a participação na competição nacional encerrou ontem, dia 7. “E até agora (ontem) não sabemos se está confirmada nossa participação e se teremos as passagens. O IDR não nos informa que está no aguardo das passagens e que no dia 10 nos dará uma posição. Fica muito em cima da hora, já que temos até o dia 14 para embarcar, isso se não tivermos que ir pegar voou em Manaus, como foi feita com a delegação Mirim, se for assim teremos que sair um dia antes”, afirmou.

A reportagem entrou contato com a Secretaria de Comunicação do Governo que enviou nota informando que “A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informa que estão sendo feitos ajustes orçamentários para aquisição das passagens aéreas para contemplar os técnicos e alunos que vão competir na edição nacional dos Jogos da Juventude, em Brasília”.