Cultura

Salão Nacional de Fotografia de Boa Vista será neste sábado

A abertura da exposição das fotografias selecionadas acontece neste sábado (7), às 20h, o Centro Multicultural da Orla Taumana

Apaixonados por fotografia terão a oportunidade de apreciarem uma exposição de fotos promovida pela Associação Roraimense de Fotografia (Afotorr) em parceria com a Confoto (Confederação Brasileira de Fotografia). São 80 imagens de fotógrafos nacionais e uma participação internacional. Além disso, haverá uma mostra paralela de 10 fotógrafos locais durante o 1º Salão Nacional de Fotografia de Boa Vista.

A abertura da exposição das fotografias selecionadas acontece neste sábado (7), às 20h, o Centro Multicultural da Orla Taumanan. Durante a abertura também vai ocorrer a premiação dos fotoclubes vencedores e das melhores fotografias. A exposição das fotos vai até o dia 31 de janeiro, das 16h às 22h.

O evento visa reunir profissionais e amantes da modalidade em todo o País. “O objetivo da mostra é promover um intercâmbio de conhecimento de fotografia entre o que nós realizamos aqui e o que é produzido pelo resto do País. A temática adotada, as técnicas de produção, tudo foi idealizado de forma livre, porque existem pessoas de outros fotoclubes com níveis diversificados de experiências, e isso é muito interessante”, afirmou a secretária da Afotorr, Conceição Escobar.

Conforme ela, o evento é aberto ao público e qualquer pessoa pode participar. 80 fotos de variados temas foram selecionadas para fazer parte da mostra, que ficará em exposição até o dia 31.

“Esse é o primeiro grande evento promovido pela associação, que foi criada em meados do ano passado, e a expectativa nossa é muito grande, porque nós estaremos recebendo 15 pessoas que virão de fora do Estado.

Mais de 300 fotografias foram sugeridas para fazer parte da mostra e, destas, 80 foram selecionadas. Esse material foi submetido a uma banca examinadora, que elencou as pontuações máximas e aquelas que mereciam menção honrosa. A gente espera que o público aprecie o material que será apresentado”, destacou.

Vale lembrar que o horário de visitação do público ocorrerá das 16h às 22h. Conforme o diretor de Fotografia da Afotorr e coordenador do concurso, Marcelo Camacho, o salão de fotografia surgiu da necessidade de cumprir uma das prerrogativas da Associação, que é a de promover um intercâmbio maior entre o que se produz na área aqui no Norte com a produção fotográfica dos outros estados do País.

“O circuito dos salões de fotografia é por natureza um disseminador da arte fotográfica ao longo do território brasileiro, já que é realizado em parceria com um órgão central, a Confoto (Confederação Brasileira de Fotografia), que possui em sua carta de associados fotoclubes de todo o Brasil”, explicou Marcelo Camacho.

O Salão Nacional de Fotografia de Boa Vista tem caráter cultural e o concurso foi aberto para a participação de fotógrafos profissionais e amadores, e fotoclubes de todo o Brasil e do exterior. Foram inscritos 315 fotografias de 83 autores de 13 fotoclubes. Destas, 80 foram selecionadas por uma comissão julgadora composta por membros do Conselho Curador da Afotorr.

As fotos que obtiveram as vinte melhores notas foram submetidas a um júri composto por seis fotógrafos de renome nacional. Desse julgamento, foram definidos os 1º, 2º e 3º lugares e as 13 menções honrosas. Os temas eram livres e as fotos coloridas ou em preto e branco concorreram dentro de uma mesma categoria.

Associação Roraimense de Fotografia

A Associação Roraimense de Fotografia (Afotorr) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 23 de junho de 2016. Tem o objetivo de apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos por meio de atividades culturais e educativas, como cursos, seminários, palestras, exposições, entre outras ações.

A diretoria é composta por JPavani, presidente; Luiz Mário Severo Ávila, diretor tesoureiro; Marcelo Camacho, diretor de fotografia; e Conceição Escobar, secretária.

Serviço

1º Salão Nacional de Fotografiade Boa Vista
Local: Centro Multicultural da Orla Taumanan
Abertura e premiação: 07 de janeiro – 20 horas
Exposição: De 7 a 31 de janeiro, das 16h às 11h