Cultura

Professores destacam importância de crianças uniformizadas durante aulas

Uniformes padronizados garantem para quem pratica alguma modalidade esportiva movimentos limpos e fáceis de serem observados, além de um rendimento melhor. Essa é a avaliação de professores de balé, ginástica rítmica e jiu-jitsu do programa “Abrindo Caminhos” da Assembleia Legislativa de Roraima.

Nessas três modalidades participam 570 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, sendo 280 no balé, 110 na ginástica rítmica e 180 no jiu-jitsu. Além dessas atividades, o Abrindo Caminhos em Boa Vista disponibiliza ainda aulas de teatro, coral, futebol e informática, atendendo 1.600 jovens de famílias carentes.

Os professores Isnaíra Menezes, balé; Iraima Briglia, ginástica rítmica, e Bruno Romão, jiu-jitsu, são unânimes em afirmar que o uniforme é parte integrante da disciplina, sendo necessário porque podem se organizar melhor e padronizar as classes. “É imprescindível o seu uso durante as aulas, pois além de favorecer os movimentos, os alunos poderão realizá-los de forma mais adequada, confortável e segura”, disseram.

A professora Isnaíra comentou que o uniforme contribui para melhores resultados durante as aulas. “Também facilita a visibilidade das linhas corporais dos alunos, é muito importante que o professor possa visualizá-las durante as aulas, para que possa, caso necessário, fazer as devidas correções”, frisou.

Iraima, professora de ginástica rítmica, reconhece a importância de se trabalhar com a turma estando uniformizada. “Se nossas ginastas tivessem usando roupas inadequadas, largas e até escuras, seria difícil eu visualizar as costas, braços, joelhos, o que dificultaria o desenvolvimento, o crescimento, a evolução das alunas durante as aulas”, disse, lembrando que é necessário elas estarem de coque, porque o cabelo também faz parte da composição do corpo da ginasta.

Não muito diferente, no jiu-jitsu a garotada que vai para o tatame também tem que usar o kimono. Bruno Romão disse que a rotina nos treinos mudou bastante com os meninos usando o uniforme. “Antes usavam short e camisetas inadequadas ao esporte, e isso limitava os atletas no momento de fazer as posições e os exercícios. “Agora mudou desde a entrada e saída do tatame. Os alunos estão usando pegadas, amarrando a faixa. Melhorou em todos os sentidos, além deles estarem mais incentivados. São garotos esforçados, que gostam muito da arte”, destacou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), o fato do programa viabilizar os uniformes aos alunos reflete a dimensão do suporte que se dá às atividades. “É preciso garantir toda a estrutura necessária para que os objetivos do “Abrindo Caminhos” sejam alcançados. Minha impressão é a melhor possível. Vejo nessas crianças a seriedade com o esporte, a disciplina e com esses novos uniformes eles ganham mais organização, estética e força de vontade para continuar em busca de seus sonhos”, concluiu.