Política

Ministro dos Transportes virá a Roraima para evento na 5ª-feira

Maurício Quintella participará de lançamento na Assembleia Legislativa que trata sobre os problemas de exportação na Região Norte

A convite do deputado federal Remídio Monai (PR), o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, chegará a Roraima na quinta-feira, 08, para participar do lançamento do livro “Arco Norte: Um Desafio Logístico”, às 14h30 na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar explicou no programa Agenda Parlamentar na Rádio Folha 1020 AM, o livro é baseado em uma análise que foi feita pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara Federal, do qual Remídio faz parte.

Conforme o deputado, técnicos e parlamentares se uniram para levantar informações sobre toda a situação que emperra a exportação através de Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Pará e toda a Região Norte.  “No estudo foram identificadas algumas dificuldades, então, neste livro, nós estamos trazendo algumas proposições que vão facilitar essas exportações. São dez proposições no total, que tratam sobre a facilitação na construção de estradas na região, a respeito de licença ambiental, entre outros”, disse Remídio Monai.

“Estamos propondo também algo que facilite as licitações porque, quando se fala em exportação, a gente também fala das dificuldades dos processos licitatórios que tratam da conclusão de estradas, da sinalização, alargamento e duplicação das rodovias, então, tudo isso está sendo trabalhado para facilitar a exportação”, complementou.

AGENDA – Além de Quintella, o lançamento do livro contará com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Valter Casimiro, e o secretário nacional de Transportes Terrestres, Luciano Castro. Para Remídio Monai, a vinda dos representantes também vai auxiliar na aproximação do Governo Federal com as demandas locais.

“Está sendo agendada uma visita do ministro ao Governo e à Prefeitura. É uma forma de o Governo Federal estreitar o relacionamento e quem sabe até conseguir algo mais para o Estado e o Município nesses próximos anos”, afirmou o parlamentar.

“O ministro vai poder vir aqui não só fazer a explanação, mas também prestar esclarecimentos à população para saber quais são os planos reais para o Estado, como a nossa sonhada BR-210 que vai ligar Caroebe à região de Santarém [PA]”, disse. “Nós convidamos o ministro para vir aqui para mostrar que os poderes estão trabalhando em conjunto, somando esforços conosco nessa missão de facilitar a exportação pela Região Norte”. (P.C.)