RECONHECIMENTO

Ministro Edson Fachin recebe medalha do Mérito Judiciário do TJRR

Vice-presidente do STF cumpriu agenda institucional no TJRR, fortalecendo o diálogo entre as Justiças estadual e federal

Ministro Edson Fachin recebe medalha do Mérito Judiciário do TJRR Ministro Edson Fachin recebe medalha do Mérito Judiciário do TJRR Ministro Edson Fachin recebe medalha do Mérito Judiciário do TJRR Ministro Edson Fachin recebe medalha do Mérito Judiciário do TJRR
Vice-presidente do STF cumpriu agenda institucional no TJRR nesta sexta-feira (16) - Foto: Nucri/TJRR
Vice-presidente do STF cumpriu agenda institucional no TJRR nesta sexta-feira (16) - Foto: Nucri/TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) homenageou o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, com a Medalha do Mérito Judiciário, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (16). A honraria reconhece os serviços prestados pelo ministro à Justiça brasileira, durante sua visita institucional ao estado.

A sessão solene, conduzida pelo presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, destacou a trajetória ética e o compromisso do ministro Fachin com o desenvolvimento do sistema judiciário. “Além da relevância de sua carreira, é notável seu perfil voltado ao avanço do Direito em todo o seu alcance, bem como a firmeza no exercício de seus valores morais”, afirmou Cupello.

A sessão foi conduzida pelo presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, que
destacou a trajetória do vice-presidente do STF – Foto: Nucri/TJRR

Transmitida ao vivo pelo canal do TJRR no YouTube e com tradução simultânea em Libras, a cerimônia no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto permitiu ampla acessibilidade. Em seu discurso, o ministro Fachin enfatizou a importância da ordem jurídica, do respeito às leis e da segurança jurídica para o Estado Democrático de Direito. Ele também ressaltou o papel da Constituição Federal e a necessidade de efetivar direitos humanos e cumprir deveres.

Ao final, Fachin elogiou a atuação da Justiça em Roraima, afirmando que “o TJRR e o sistema de Justiça de Roraima têm muito a dizer ao Brasil, e o Brasil tem muito a aprender com Roraima.”

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio, e o defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, destacaram a importância da Justiça na proteção das minorias e a habilidade de articulação institucional do ministro.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador de Roraima, Antonio Denarium, e representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal de Contas do Estado. A cerimônia também celebrou a cultura local com uma apresentação do grupo Música sem Fronteira, formado por jovens e crianças indígenas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.