CAMPO DE REFUGIADOS
Medida é destinada a venezuelanos que já estão em Roraima, esclarece Shéridan
A deputada informou que os parlamentares não têm interesse em criar meios de ampliar a vinda de estrangeiros ao Estado
Por Paola Carvalho
Em 03/02/2018 às 01:21
Deputada federal Shéridan: “É preciso fechar nossa fronteira para que possamos organizar a demanda de pessoas que já se encontra em nosso Estado” (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa/Deputada Shéridan)

A criação de um campo de refugiados para atender os venezuelanos foi apresentada como uma das medidas para solucionar a questão migratória pela bancada roraimense durante reunião com o presidente Michel Temer (PMDB) na última terça-feira, 30. A alternativa apresentada pelos parlamentares, porém, causou repercussão negativa entre a população roraimense.

Em imagem amplamente compartilhada nas redes sociais, a deputada Shéridan Oliveira (PSDB) e o deputado Hiran Gonçalves (PP) são citados como os parlamentares que “pedem que seja criado campo de refugiados para venezuelanos em Roraima”.

Em nota compartilhada na sua própria página, Shéridan tratou sobre o assunto e disse que não é favorável a qualquer medida que motive a chegada de mais estrangeiros ao Estado. “Infelizmente, algumas pessoas têm propagado informações de forma equivocada e irresponsável sobre nosso pedido ao presidente [Michel Temer]. Tenho muita responsabilidade com o meu mandato e compromisso com as pessoas do meu Estado, que têm sofrido com essa situação”, afirmou a deputada.

“Eu, particularmente, pedi uma medida mais enérgica do Governo Federal. Precisamos de mais rigor e controle. É preciso fechar nossa fronteira para que possamos organizar a demanda de pessoas que já se encontra em nosso Estado. O presidente da Venezuela não tem cumprido os acordos internacionais e nós não podemos pagar a conta dessa gestão irresponsável”, acrescentou a parlamentar.

Sobre o campo de refugiados, Shéridan confirma que foi solicitada a criação de um campo para abrigar os venezuelanos, mas reforça que a medida é destinada aos estrangeiros que já estão em Roraima, com o objetivo de retirá-los das ruas, além de organizar uma estrutura com hospitais de campanha com atendimentos específicos para os imigrantes. “Dessa forma, restabelecer o fluxo nas nossas unidades de saúde e demais áreas que estão congestionadas. Pois ainda que se trate de uma crise humanitária, a nossa responsabilidade é defender os roraimenses, ter nossa gente como prioridade”, completou.

A parlamentar ainda comentou sobre a proposta do aluguel solidário, feita pela Prefeitura de Boa Vista em agosto do ano passado, em que prédios seriam alugados com verba do Governo Federal, voltados para atender mulheres e crianças venezuelanas em situação de vulnerabilidade. “Sou totalmente contra qualquer medida anunciada no passado a fim de expandir a chegada dos venezuelanos, a exemplo o aluguel solidário anunciado pela Prefeitura de Boa Vista, que ao invés de oferecer apoio necessário àqueles que já estavam aqui, aumentou ainda mais o fluxo de imigrantes para o nosso Estado”, pontuou Shéridan. “Nosso papel, enquanto parlamentares, estamos fazendo. Agora esperamos que os executivos, tanto Municipal quanto Estadual, façam sua parte também”, completou.

HIRAN – A Folha também entrou em contato com a assessoria de comunicação do deputado Hiran Gonçalves para refletir sobre o compartilhamento de imagens em seu nome, porém, foi informada que o parlamentar estava cumprindo agenda no interior do Estado durante toda a semana, o que dificultou o contato com a imprensa. (P.C.)

Adailton Silva Oliveira disse: Em 03/02/2018 às 11:11:59

"A verdade dói até nos insensíveis dissimulados, cadê a moral dos golpistas? pra ir na ONU ou resolver o problema com Maduro."

Castro disse: Em 03/02/2018 às 11:04:35

"Até quando esse teatro a solução mudar a constituição assim como fazem com as reformas que só prejudica o povo brasileiro e deporta todos os venezuelanos e pronto acabou o problema"

Damiao disse: Em 03/02/2018 às 10:50:29

"Gosta tanto do Estado que nem aqui vem mais. Essa carinha de anjo só que fazer mais uma vez o povo de besta. "

rnuj disse: Em 03/02/2018 às 06:40:40

"#VenezuelanoNaoVota OS RORAIMENSES DEVEM LEMBRAR OS POLÍTICOS QUEM VOTARÁ NELES, OU NÃO!!! #VenezuelanoNaoVota "

Adailton Silva Oliveira disse: Em 03/02/2018 às 06:28:50

"Primeiro, o Brasil é segnatario de tratados que proíbe o fechamento de fronteira nesses casos, é só a ONU pode administrar isso, cadê a moral do governo golpista."

EVERTON disse: Em 03/02/2018 às 14:23:39

"Só na sua cabecinha comunista! "

dilmario mesquita da silva disse: Em 04/02/2018 às 08:08:16

"o grande problema do brasil, a CULPA DE TODAS AS MAZELAS e da NOSSA QUERIDISSIMA JUSTIÇA; todos lembram que no inicio a policia federal tava levando de volta esses venezoelanos, mas UMA VEZ NOSSA ILUMINADA JUSTIÇA NAO DEIXOU, devia a policia pegar esses marginais venezoelanos que estao assaltando e matando no nosso Estado, deixar la no tribunal de justica pra essa ou esse juiz que proibiu a deportaçao deles cuidassem, so DEUS PRA NOS AJUDAR MESMO VIU ; vamos confia em quem, eu hj so confio na Justiça de DEUS"