Cultura

Internautas fazem campanha de motivação

No facebook, usuários publicam o que mais gostam e admiram em seus amigos

Em prol do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização à vida, usuários do facebook criaram uma campanha no site para incentivar as pessoas a falarem o que mais gostam entre si. Não se sabe quem começou a campanha, que viralizou e fez com que muitos jovens e adultos tenham a oportunidade de ouvir elogios e palavras de bem.

Para participar da brincadeira/corrente o usuário pede para que os amigos da rede publiquem um emoji de coração amarelo para receber os elogios e frases de motivação.

A jornalista Jéssica Costa, foi uma das que viu na brincadeira uma forma de prevenir que as pessoas sucumbam à depressão. Segundo ela, a publicação é uma forma de demonstrar amor e carinho aos amigos, e até àqueles conhecidos que só existem no mundo virtual.

“Vivemos sempre na correria e com tanta pressa que isso acabou deixando as pessoas muito egoístas. O que eu achei mais interessante foi o fato de você conseguir dispor um pouquinho do seu tempo pra apontar coisas boas nas pessoas, uma vez que já estamos tão acostumados com tantas críticas”, explicou a jornalista.

Para ela, uma palavra é o suficiente para mudar o dia de alguém. “Não sabemos, mas, às vezes, uma só palavrinha muda completamente o dia de alguém, e o que eu pude acompanhar nesses dias em que a campanha se espalhou foi só amor. E isso, de certa forma, acabou aproximando pessoas que muitas vezes são só “conhecidas virtuais”. É interessante saber a forma com a que o outro te enxerga”, relatou.

A estudante de Letras Laura Isabel também entrou na brincadeira. Após a postagem, ela recebeu inúmeras publicações em retorno. “Eu achei legal principalmente poder falar sobre pessoas que eu não conheço muito bem, que são “amigos de redes sociais” apenas, com quem não tenho a oportunidade de conviver e falar essas coisas boas no dia a dia”, comentou.

Outra característica da brincadeira é retribuir o elogio. “Foi legal também ouvir coisas sobre mim que eu normalmente não percebo. A gente é levado a acreditar que é preciso acumular grandes conquistas para “ser alguém na vida”, mas eu acho que a vida acontece justamente na sucessão dessas pequenas coisas, e elas merecem ser reconhecidas e valorizadas”, comentou.

A estudante Camila Engelhardt também se surpreendeu com o retorno de comentários de seus amigos. “Eu não costumo participar dessas correntes e brincadeiras do facebook porque sempre acho muito desnecessário, mas quando eu coloquei um coraçãozinho amarelo no status de alguém e recebi uma resposta tão fofa que me deixou feliz e transformou meu dia, percebi como esse simples ato ajudaria na autoestima de outras pessoas, ou até transformaria o dia de mais alguém”, contou.

Conforme ela, a brincadeira tem um intuito a mais do que apenas repassar uma informação. “Em meio a uma fase de tantas brigas e xingamentos nas redes sociais, um ato de amor é sempre bem-vindo. E ainda fortalece a campanha contra o suicídio, que é o principal”, finalizou.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.