Geral

Ferox encerra calendário 2017 com Festival Roraimense de Xadrez

Endson Lima comemora título nas categorias Rápido, Clássico e Absoluto (Foto: Divulgação)

A Federação Roraimense de Xadrez (Ferox) encerrou o calendário de competições de 2017 com a realização do Festival Roraimense de Xadrez com o objetivo de apontar os campeões roraimenses das categorias de Xadrez Blitz, Rápido e Clássico (pensado), em três torneios que foram disputados na Universidade Estadual de Roraima (Uerr) nas categorias Blitz e Rápido, e no Sesi aconteceu as disputas na categoria Clássico. Ao todo participaram dos torneios aproximadamente 60 jogadores.

Segundo informou o presidente da Ferox, Jarbas Aguiar, os campeões da categoria Blitz (7 rodadas), foram 1º Gerson Sales, 2º Edgard Zanette e 3º lugar Felipe Lobo.

Na categoria Rápido (5 rodadas) o campeão foi Endson Lima, seguido de Maycon Costa e Edgard Zanette em terceiro lugar.

Na categoria Clássico (5 rodadas), o título ficou com Endson Lima, com Leonardo Alencar em segundo lugar e Maycon Bisessar na terceira posição.

Já no Absoluto, torneio mais cobiçado pelos enxadristas de Roraima, teve o Endson Lima como campeão 2017 ao fazer 4 pontos e obtendo melhor desempate que Leonardo Oliveira, que ficou em 2º com 4 pontos e Maycon Costa em 3º lugar também com 4 pontos.

“Considerado o torneio mais importante pelos enxadristas roraimenses, teve grandes batalhas enxadristas durante três dias, com partidas apresentando grande nível técnico e com duração de até 4h de jogo”, disse.

Jarbas informou ainda que em janeiro de 2018 haverá eleições e depois será divulgado o calendário de competições.

“As perspectivas são as melhores possíveis para 2018, já que este ano surgiram novos enxadristas e para 2018 será um ano de foco maior nas categorias Sub 18, e acontecerão os principais torneios, que são o Zonal Roraima e o Campeonato Roraimense de Xadrez, Absoluto, Rápido e Blitz”, disse.

A atual diretoria da Ferox é formada por Jarbas Aguiar, presidente; Jânio Lopes, vice-presidente; Endson Lima, diretor técnico; Hidelbran Bergman, tesoureiro e Hamilton Pires, diretor de arbitragem.