Geral

Baré e São Raimundo conhecem adversários

A competição nacional está prevista para começar no dia 21 ou 22 de abril e, embora tenha divulgado a tabela de jogo e previsão de algumas datas, os horários e locais de jogos ainda estão indefinidos

A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos, ofício, Plano Geral de Ação e Regulamento Específico da Competição e a tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série D 2018. 

Como já era esperado, já que a primeira fase da competição é regionalizada, os dois representantes de Roraima, Baré e São Raimundo, irão enfrentar clubes da região Norte. O Baré ficou no Grupo A 1 juntamente com Rio Branco-AC, Manaus-AM e Macapá-AP. Já o São Raimundo, está no Grupo A3 e vai disputar vaga para a próxima fase com o Nacional-AM. São Raimundo-PA e Real Desportivo-RO. A competição nacional está prevista para começar nos dias 21 ou 22 de abril. Já a decisão deve acontecer entre 29 de julho e 5 de agosto. Embora tenha divulgado a tabela de jogo e previsão de algumas datas, os horários e locais ainda estão indefinidos.

De acordo com o regulamento da competição, na Primeira Fase, as 68 equipes participantes serão divididas em 17 grupos de quatro times cada. Avançam para a Segunda Fase todos os primeiros colocados e os 15 melhores segundos colocados, somando 32 clubes para a fase seguinte: os primeiros colocados de cada grupo (total de 17) mais os 15 melhores segundos colocados; daí em diante os clubes se enfrentarão no sistema eliminatório (“mata-mata”) até ser conhecido o campeão, observada a seguinte sequência de fases: 1) Primeira Fase: 68 clubes, distribuídos em 17 grupos de quatro clubes cada; 2) Segunda Fase: 32 clubes, distribuídos em 16 grupos de dois clubes cada; 3) Terceira Fase (oitavas-de-final): 16 clubes, distribuídos em oito grupos de dois clubes cada; 4) Quarta Fase (quartas-de-final): oito clubes, distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada; 5) Quinta Fase (Semifinal): quatro clubes, distribuídos em dois grupos de dois clubes cada; 6) Sexta Fase (Final): dois clubes em um grupo.

DESEMPATE – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, em cada grupo, o desempate, para efeito de classificação será efetuado observando-se os critérios, aplicados à fase: 1º) maior número de vitórias; 2º) maior saldo de gols; 3º) maior número de gols pró; 4º) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes); 5º) menor número de cartões vermelhos recebidos; 6º) menor número de cartões amarelos recebidos; 7º) sorteio. Para efeito do quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos, de ida e volta, somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 minutos”.

BENEFÍCIOS – Os clubes farão jus aos seguintes benefícios de ordem financeira: Transporte Aéreo: será concedido para distâncias acima de 700km, limitado a 25 pessoas por delegação; Transporte Terrestre: consistirá em passagens rodoviárias ou em aluguel de ônibus às delegações para distâncias de até 700km, inclusive; Todas as despesas com hospedagem e alimentação serão custeadas pela CBF, limitada a 25 pessoas por delegação; Todas as despesas com taxas de arbitragem e exames antidoping serão custeadas pela CBF.

Confira os seis jogos que cada clube de Roraima vai fazer na primeira fase