Cotidiano

Agora parque atrai mais usuários

A maior área de lazer de Boa Vista passa por nova reforma e começa a cativar maior contingente de usuários

Ele já não é jovem. Na casa dos 40 anos, só agora, exceto pelos grandes eventos, começa atrair maior número de pessoas: o Parque Anauá. Talvez pela idade, a maior área pública de lazer de Boa Vista sempre recebe obras ou revitalizações, como as que agora acontecem. Algumas, apesar dos altos valores aplicados, não lhe surtiram o efeito esperado. 

Como em qualquer corpo, as marcas do tempo, ou do descaso, estão por lá. Visíveis até aos que tenham vista cansada. Há mais de dez anos, a antiga Escola de Música pegou fogo. Pronto, acabou! Qual nada, os escombros lembram o tempo em que gastaram muito dinheiro para implantá-la.

O Ginásio Vicente Feolla (Totozão) foi construído e inaugurado com pompa. Poucos lembram a última vez que ali se viu um espetáculo dos esportes de quadra. Aquele centro esportivo se encontra sem vida desde que o ex-deputado estadual Ivo Som protagonizou uma tentativa de confronto de UFC. E ali, estão dezenas de milhares de dinheiro público se depreciando ao sabor do tempo e dos visitantes de hábitos pouco nobres.

No governo de José de Anchieta, o parque ganhou dois novos prédios. Ao que parece, sem relação com o propósito para o qual o velho Anauá foi concebido.

De rudimentar concepção arquitetônica, esses prédios lembram uma caixa de sapato cheia de aberturas, umas pequenas e outras maiores. Um deles abriga o IACT (Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia). O outro, após ocupação relâmpago, precisa de reforma.

Aos trancos e barrancos, a maior área pública de lazer em Boa Vista ganha a simpatia das pessoas. Atualmente, durante os finais de semana, famílias fazem piquenique, levam crianças e seus brinquedos; bem como animais de estimação. A alegre rotina atrai praticantes de caminhadas e corridas moderadas.

REVITALIZAÇÃO – Desde a criação do parque, são incontáveis as reformas na rede elétrica, pavimento, anfiteatro, quadras e por aí afora. O quantum de recursos foi aplicado? Ninguém sabe. Agora, o parque vive outra experiência. Estão em execução duas novas etapas de revitalização.

Na 1ª etapa com recursos do Ministério dos Esportes são investidos R$ 5.088.696,07, em serviços de melhoria da infraestrutura. Iniciada em setembro de 2017, a obra deverá ser concluída pela NSG Construções Ltda. no prazo de 300 dias. Daqui a dois meses.

Entre os itens da reforma, um relógio solar em granito deve se transformar em atração aos visitantes. Também será construída uma lanchonete, duas quadras poliesportivas cobertas, um campo de futebol society, uma pista pavimentada para Cooper e a urbanização do local.

A 2ª etapa da melhoria na infraestrutura do parque vai consumir R$ 8.978.160,32. Os recursos oriundos do Ministério dos Esportes serão empregados na construção de uma academia, um campo de futebol gramado com sistema de irrigação e drenagem, pista de atletismo oficial de oito raias dentro dos padrões do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Também será complementada a pista para Cooper (constante da 1ª etapa), arquibancadas para os campos, guarita para segurança dos usuários e urbanização. A Construtora Mísula Ltda. é quem está fazendo a obra iniciada em novembro do ano passado, com prazo de 300 dias. Ou seja, a conclusão deverá acontecer em setembro.

Usuários reclamam de obras sem identidade com parque

Entre as ofertas ao público que frequenta o parque, há aquelas que não guardam identidade com a proposta de área de lazer. Contra essas estruturas, usuários criticam as iniciativas do tipo: não tem onde fazer? Faz no Parque Anauá. 

Ex-vereador de Boa Vista, o engenheiro civil Thaumaturgo César do Nascimento, 65 anos, disse que há 20 anos caminha no parque. Ele lamentou que as revitalizações tenham bloqueado o arruamento antigo. “Agora temos a metade do percurso”, comentou.

Na avaliação do ex-vereador, a amplitude da área do parque não significa que ali possam ser instaladas quaisquer obras. “Estão construindo obras que nada tem a ver com as características do parque. Isso é desnecessário!”, reforçou.

Também usuário habitual, o aposentado Delben Coelho, 77 anos, disse que caminha pelas ruas do parque pelo menos quatro vezes por semana. O hábito ele adquiriu a partir de 2002, quando retornou à cidade depois de 30 anos.

“Eu estava acostumado a caminhar no percurso antigo. Embora poucos andassem por ele, eu acho que comprometeram aspectos importantes: o da contemplação e a chance refletirmos mais sobre as coisas da vida”, ponderou.

Como as deles, outras opiniões colhidas junto a usuários do parque abordam aspectos semelhantes, destacando que as autoridades devem estar atentas ao patrimônio público, mesmo aquele possível de reaproveitamento.

Governo diz que revitalização ampliará oferta de atividades

A atual administração entende que as duas etapas da revitalização irão ampliar a oferta de atividades aos usuários do Parque Anauá. Em nota à imprensa, o Governo esclarece pontos levantados pelos usuários.

Para fazer as revitalizações foram removidas algumas dezenas de metros de paralelepípedo. Esse material está empilhado próximo a obra e pode ser alvo de desvio, ou furto.

Ainda na mesma nota, o Governo informou que o arruamento antigo continha imperfeições, porém será mantido e a troca por material novo e liso melhorará a prática do ciclismo, patins e para os carros de bebês. Acrescenta também que os novos percursos e piso darão mais conforto aos portadores de necessidades especiais. Onovo arruamento estará conectado àquele não reformado. No espaço recuperado, será proibido o tráfego de veículos e mantido acesso somente para pedestres, ciclistas, crianças com patins, etc.

Quanto às obras alheias a temática de parque, a Nota garante que no início do governo Suely Campos, elas estavam contratadas, todavia, paradas. “Não foi decisão do atual governo instalar a sede do Iact no Parque Anauá”, diz trecho da nota, considerando não ver interferência na oferta de lazer aos usuários.

Em referência a quantidade de paralelepípedo retirada do antigo arruamento e amontoada em uma área do parque a nota destaca: “Será reutilizado em outras obras futuras do Governo do Estado”.

O novo arruamento será asfaltado com demarcações de ciclofaixas e rampas de acessibilidade para as calçadas.

Publicidade