Por Francisco Cândido
Em 09/11/2016

RUA ALMIR FOFOCAS
Antiga Rua S-18 nos Bairros Santa Luzia e Senador Hélio Campos

ALMIR FORTES FRANÇA prestou relevantes serviços à comunidade, tanto como empresário do ramo de diversão pública, quanto como Vereador na Câmara Municipal (1990-1991), atuando na defesa dos interesses do povo e como porta-voz das classes sociais menos favorecidas. Ele nasceu em Boa Vista em 13/04/1947, e era filho de Altair do Carmo França e de Enedita Fortes França. Este casal, além do Almir, teve ainda: Alcira, Altacira, e Altamira.

O Almir França em Boa Vista optou inicialmente pelo comércio com vendas de Discos com a “Loja Tim Tim” na Avenida Getúlio Vargas. Tempos depois montou uma casa de dança com o nome de “Boate Alcazar”, situada na Avenida Capitão Ene Garcez, no local onde hoje funciona o Cinema Super K. Nesta época, também montou um balneário no rio Água Boa e, por último, instalou em 1982, a Danceteria que fez muito sucesso à época, a “BOATE FOFOCA`S” – na Avenida VilleRoy- próxima da OAB, defronte ao Estádio Canarinho e o Conselho Regional de Medicina-CRM. Aliás, onde hoje funciona o CRM, era sua residência.

Almir era dotado de simpatia ímpar e carisma sem igual, e foi convidado para candidatar-se a um cargo eletivo como vereador. Como já era empresário no ramo de diversão pública, dono da “Discoteca Fofoca`s”, candidatou-se com o nome de “Almir Fofocas”, e este nome lhe acompanhou por toda a vida. Em 1988 candidatou-se ao cargo de vereador em Boa Vista, ficando na suplência. Em 1990 aconteceu a primeira eleição para deputado estadual. E, alguns vereadores também se candidataram. Com a vacância deixada pelos vereadores eleitos como deputados, os suplentes de vereadores foram chamados para ocupar os cargos vagos, e o Almir Fofocas assumiu como vereador e, nesta nova função, foi Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Membro da Comissão de Finanças e Orçamento no biênio de 1990 a 1991. Como legislador municipal se destacou por sua oratória, respeito para com o povo e foi autor de várias Indicações dirigidas à Prefeitura de Boa Vista solicitando melhorias para as ruas e bairros.
 
Almir Fortes França, o “Almir Fofoca”, foi casado com a senhora Sônia Maria Cavalcante França (hoje já falecida), e com ela teve um casal de filhos: Sandro Cavalcante França (Sandro Fofoquinha), vereador na Câmara Municipal de Boa Vista, e Christiane Cavalcante França.

Depois, o Almir França casou-se com a senhora Helinete Damasceno Baldi, com a qual teve os filhos: Almir Fortes França Neto e Sônia França.

O Almir Fortes França (“Almir Fofocas”) faleceu no dia 05 de maio de 2008.

Para a geração atual a “Danceteria Fofoca`s” hoje é apenas um velho prédio, praticamente abandonado, próximo da OAB, na Avenida Villeroy. Talvez os jovens de hoje não tenham nem prestado atenção na existência daquele prédio. Mas, para quem viveu a intensidade da “dance music”, acompanhando o sucesso das discotecas no mundo todo, mostradas em filmes como “Saturday Night Fever” (Embalos de Sábado à noite), e “Grease - Nos Tempos da Brilhantina” (1978) com os atores John Travolta e Olivia Newton-John, e, em 1979 na novela brasileira “Dancin` Days” (com Sônia Braga) de grande sucesso à época na Rede Globo, sabe que a Danceteria Fofocas é mais do que um simples e nostálgico prédio; aquela antiga Danceteria faz parte da história de muita gente que viveu com intensidade sua juventude “no tempo da brilhantina”. Foi uma época em que era moda os jovens usar cabelos longos, calças pastelonas - tipo “boca-de-sino”, sapatos masculinos salto alto (cavalo-de-aço). E, as moças passaram a usar minissaia, colares coloridos e, na Discotecas, além da dança, somente beijos... e, nada mais além. Não havia o tal de “ficar”, ou do “ficante” sem compromissos. Era assim: Fez? Casou.

Em homenagem ao Almir Fortes França, a Câmara Municipal, através da vereadora à época, Maria de Lourdes Pinheiro, aprovou a Lei nº 1.200, datada de 16/12/2009, sancionada pelo então Prefeito Iradilson Sampaio de Souza, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista de nº 2606, datado de 30/12/2009, nominando a antiga Rua S-18, nos Bairros Santa Luzia e Senador Hélio Campos, com o nome de “RUA ALMIR FOFOCAS” – nome pelo qual era conhecido.

__________________________

__________________________

__________________________

__________________________

__________________________

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Francisca Sonia Freitas Da Silva Silva disse: Em 15/11/2016 às 23:32:30

"Ai amgo Francisco lagrimei ao ve o prédio da fofacas nesse estado q está completamente abandonado..Q lembranças boa tenho de lá..Porque não preservar aquele lugar?Sei q graças aquele lugar mts pessoas acharam seu par.rss "

Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala