Por Fabiano de Cristo
Em 18/06/2018

Editorial

Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Atualmente, quem se destaca nas mídias sociais são empresas que enxergam o valor dessa ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os seus clientes e como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos.

Por consequência, cada vez mais empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para se aproximar do cliente e não perder para a concorrência. Porém, muitas acabam iniciando sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento de redes sociais.

Tenho percebido esse movimento principalmente no Instagram. Por isso, esta semana vamos falar um pouco sobre esta ferramenta, que possui um recurso chamado de Instagram Stories. Essa solução tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas como uma forma de se relacionar com seus clientes. No entanto, essa ferramenta, como qualquer outra, precisa de estratégia e alguns cuidados que vamos abordar na coluna desta semana.

Fabiano de Cristo
Consultor Empresarial
atuallisconsultoriarr@gmail.com


InstaMARKETING É O NOVO QUERIDINHO DAS MARCAS

Stories do Instagram é o mais novo queridinho das marcas nas redes sociais. A função Stories do Instagram virou febre entre digital influencers e viciados em redes sociais. Não posso negar, até eu tenho utilizado essa função com certa frequência. O que muita gente também está descobrindo é que a famosa rede de compartilhamento de fotos e vídeos pode ser o canal perfeito para quem planeja estratégias de conteúdo para alavancar negócios e ampliar a visibilidade de marcas.

São quase 500 milhões de usuários no Instagram ativos diariamente em todo o mundo. Um número que não para de crescer, levando em consideração que 290 milhões interagem apenas com os Stories instantâneos. Para você ter uma ideia, todos os dias, são postados quase 95 milhões de fotos ao redor do mundo. E mais: 32% de todas as pessoas que usam internet possuem um perfil cadastrado no Instagram. Então fica a pergunta: sua marca realmente vai ficar de fora dessa?

Para aqueles que ainda não conhecem e não sabem como funciona o Stories do Instagram, ele nada mais é do que um recurso dentro da rede social em que o usuário posta vídeos curtinhos de até 15 segundos e fotos que desaparecem a cada 24 horas depois de irem ao ar. Também é possível fazer lives, ou seja, transmissões ao vivo. Para deixar o conteúdo ainda mais atrativo para sua rede de seguidores, o usuário tem a possiblidade de adicionar e editar stickers, emojis, desenhos, gifts, tags de localização, textos coloridos e hashtags, por exemplo, tudo para deixar sua história mais divertida.

O Instagram Stories aparece no topo do feed dos usuários, e para acessá-lo, basta abrir o aplicativo no celular e na tela inicial deslizar o dedo para a direita, passando de história para história, continuamente.

Então você pode estar se perguntando: por que perder meu tempo com um conteúdo que some em 24 horas? O que parece uma desvantagem, na verdade, é o grande atrativo dessa ferramenta. Como o conteúdo do instagram Stories é curtinho, efêmero e de fácil assimilação, tende a impulsionar mais engajamento que é o que realmente importa quando falamos em redes sociais.

A função do Stories mudou o jeito convencional de usar o Instagram, transformando a plataforma em algo bem mais sofisticado do que um simples álbum de fotografias on-line, promovendo criatividade e total autenticidade entre seus usuários. Exemplo disso é que várias outras redes, como o Facebook, Snapchat e WhatsApp, tiveram de se adaptar para enfrentar a popularidade alcançada recentemente pelo Instagram.

O Stories como estratégia de marketing e negócios se constitui em uma ferramenta a mais para sua empresa estar presente no Instagram. Apesar de ser um formato de conteúdo recente e em contínuo desenvolvimento, isso é muito bom, porque abre um leque de oportunidades para experimentações, tanto de usuários de pessoa física quanto de empresas, que pode ser o exemplo da sua que possui um perfil corporativo na rede.

Como você pode observar, o Stories do Instagram pode apresentar algumas oportunidades que podem fazer a diferença no seu negócio, como por exemplo: cobertura de algum evento ou ação que a sua empresa venha a promover, transmissão ao vivo de bastidores, anúncio de novos produtos, demonstração de produtos e serviços, tutoria para auxiliar consumidores, interação com seguidores para responder a perguntas, promoções de concursos ou alguma ação promocional, votações e sorteios entre seguidores, entre outras possibilidades. Se você ainda não fez nenhuma ação no Instagram Stories está na hora de experimentar. Pense nisso e até aproxima semana.

RESENHANDO

Não é recomendável usar o Instagram Stories para conteúdo de longa duração. São apenas 15 segundos, então não abuse de tantos frames. Conteúdos muito elaborados também são desnecessários. Com essa ferramenta, a espontaneidade é o mais importante. Para maximização da exposição do conteúdo, uma dica legal é incluir hashtags nas fotos e vídeos, assim, o alcance da postagem vai além da sua rede de seguidores tradicionais. Mas lembre-se: não é porque a espontaneidade é importante que você não deve planejar com antecedência seus posts.

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
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