Por Fabiano de Cristo
Em 16/04/2018

Editorial

Em um ambiente empresarial, oportunidades podem vir de todos os lados. Por exemplo, novas tecnologias podem estar despontando nesse exato momento e o uso delas pode ajudar sua empresa a atingir novos clientes. Podem surgir novas formas de investimento que darão uma ajuda no seu fluxo de caixa e que o permitirão investir em melhores equipamentos. Ou, quem sabe, novas políticas governamentais podem levá-lo a novos mercados.

Do mesmo modo ocorre com as ameaças. Ano de eleições pode significar um freio em investimentos e, por consequência, quedas nas vendas. Aumento de juros pode estar relacionado a complicações para o caixa da sua empresa, dificultando a quitação de dívidas. Uma crise em outro país pode afetar diretamente o seu setor. E por aí vai.

Como no mundo corporativo tomadas de decisão são feitas baseadas em dados e em informações, você vai concordar que quanto mais você, estudar as ameaças externas que podem afetar a competitividade do seu negócio, mais preparado você estará para apoiar gestores a tomarem decisões mais acertadas. A grande questão é como fazer isso e errar menos nas decisões. Na coluna desta semana vamos apresentar uma ferramenta que pode auxiliar bastante nesse processo, especialmente no momento cheio de incertezas.

 

Fabiano de Cristo
Consultor Empresarial
atuallisconsultoriarr@gmail.com


CRESÇA COM A PEST

Muitos empreendedores iniciantes e estabelecidos têm me questionado sobre como eu vejo nosso atual ambiente empresarial, tanto no âmbito estadual como nacional. Sempre respondo a esta pergunta com outra pergunta: você sabe quais são as variáveis que podem afetar o seu negócio? Bom, para ajudar a responder esta pergunta vou apresentar uma ferramenta muito utilizada por mim em diversos trabalhos que realizo e que podem auxiliar a todos no que pode estar por vir. Estou falando da PEST análise.

A análise PEST é um método que permite o estudo qualitativo de um determinado cenário com base em fatores políticos e legal (P), econômicos (E), sociais (S) e tecnológicos (T). A análise dessas dimensões, dificilmente quantificáveis, aliada a outros métodos de análise ambiental (fatores externos e internos) da sua empresa, possibilitam a compreensão de ambientes complexos e em permanente mudança.

A instabilidade do mercado exige que você, esteja preparado para rapidamente tomar decisões baseadas em informações que se alteram constantemente e sofrem a influência de diversas variáveis. Desta forma, o uso de métodos que facilitem a análise destes cenários em pouco tempo é imprescindível, pois, do contrário, a análise pode se tornar obsoleta antes mesmo de ser concluída.

Assim, a análise PEST deve se basear na consideração de apenas cinco dimensões de maior impacto na atuação da sua empresa a fim de se evitar a dispersão e garantir a eficácia da análise.

Para cada dimensão mencionada da análise PEST (política, econômica, social e tecnológica), são considerados fatores que podem impactar direta ou indiretamente na sua empresa. Na análise da dimensão política, que inclui leis e regulamentações aplicáveis (normas), deve-se considerar, por exemplo, até que ponto uma mudança abrupta no cenário político nacional (mudança de governo, de partidos ou alterações na legislação) pode afetar a sua empresa. Cenários mais estáveis geralmente são mais favoráveis.

O ambiente econômico também merece uma análise cuidadosa. A análise da capacidade da sua empresa em lidar com diferentes estágios do ciclo econômico e suas influências nesta, permitem determinar, por exemplo, se é mais vantajoso para a sua empresa o endividamento a longo ou a curto prazo. Também devem ser considerados fatores como a política fiscal, cambial ou monetária.

Por sua vez, a análise do ambiente social, que engloba fatores culturais e religiosos, permite, principalmente, prever variações de tendências do mercado consumidor, o que pode ser fundamental para a sobrevivência da sua empresa a longo prazo. As considerações sobre esta dimensão na análise PEST também permitem identificar se o seu produto (ou qual produto) ou serviço se adapta às necessidades e características no nosso mercado, sendo um fator determinante para o sucesso da empresa.

Tão importante quanto a dimensão social para o sucesso e a manutenção do negócio é o ambiente tecnológico. Além de determinar o ciclo de vida do produto no mercado, as inovações tecnológicas terão considerável impacto nos custos do produto e na contratação de mão de obra. Ao realizar a Análise PEST é importante lembrar que os fatores não devem ser apenas identificados, mas devem ser também avaliados. A pergunta é “Que impactos o fator Y pode ter na empresa? Quais são as ameaças e oportunidades?”. Pense nisso e até a próxima semana.

RESENHANDO

A Análise PEST ajuda você a entender as mudanças políticas e legais, econômicas, sociais e tecnológicas que irão moldar o ambiente do seu negócio. Você pode usar esses títulos para fazer um brainstorming sobre as características da “big picture” de um ambiente de negócios (isso pode ser do seu mercado, de uma região ou um mercado novo ou existente) e, disso, tirar conclusões sobre as forças significativas de mudança operando dentro disto. Isso fornece um contexto para um planejamento mais detalhado, dentro do qual você poderá minimizar o risco e aproveitar ao máximo as oportunidades que se apresentam.

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Visão de negócios
+ Ler mais artigos de Visão de negócios