LITERATURA RORAIMENSE

Professor lança romance sobre elo de xadrez com morte ocorrida no Monte Roraima

São várias as inspirações do docente, que planejava a obra há mais de 20 anos. Referências incluem autores mundiais, incluindo um vencedor do Nobel

O professor de Filosofia, Edgard Zanette (Foto: Arquivo pessoal)
O professor de Filosofia, Edgard Zanette (Foto: Arquivo pessoal)
Publicidade
Publicidade

O professor de Filosofia, Edgard Zanette, lançou o livro Assassinato no Monte Roraima. No primeiro romance da carreira, Zanette revela a história de um improvável grupo que se une para subir o monte de 2.810 metros de altura e, no meio da jornada, segredos do xadrez e intrincados paradoxos do amor se revelam e mergulham os personagens em uma emoção inexplicável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Quando um assassinato misterioso acontece no coração da montanha, as fronteiras entre a realidade e a fantasia se desfazem, lembrando de que, mesmo em uma era de tecnologia avançada, é possível explorar as conexões profundas do espírito humano em suas buscas por sentido e felicidade.

Livro Assassinato no Monte Roraima (Foto: Divulgação)

A história ainda menciona a presença misteriosa de Canaimé, pertencente à lenda indígena roraimense. “Há inclusive uma jogada de xadrez que tem envolvimento com o crime e não vou contar mais, para não dar spoilers (risos)”, disse.

O autor também revela que seu romance tem a história de grande mestre do xadrez russo que também é praticante de parkour, que sobe ao Monte Roraima com brasileiros, venezuelanos e um casal francês. “O texto é bem acessível. A ideia é que a obra possa ser usada nas escolas e seja lida por todas as pessoas”, destacou.

São várias as inspirações do docente, que planejava a obra há mais de 20 anos. Além de sua própria expedição ao Monte Roraima, Zanette introduziu no livro referências que incluem autores da literatura mundial e obras como o livro de 108 páginas O Velho e o Mar, do escritor americano Ernest Hemingway, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1954.

“É um livro bem gostoso de ser lido, rápido, no sentido de ser leve. Por isso, me esforcei pra fazer um romance com menos de 100 páginas – ele [Assassinato no Monte Roraima] tem 80”, pontuou Zanette.

Como adquirir

O livro está disponível nas livrarias digitais como Amazon, Google Books e a Editora CRV, nos formatos digital (R$ 15,33 a 21,90).

Quem é o autor

Edgard Zanette é graduado em Filosofia e Letras, e mestre e doutor em Filosofia. Ele ainda é professor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e coordenador da graduação em Ciências Humanas com Ênfase em Educação Indígena da instituição. Também é autor dos livros Ceticismo e Subjetividade em Descartes (Editora CRV) e Aprenda Xadrez com os Filósofos (Uerr).

Apaixonado pelo xadrez, o professor é campeão brasileiro da categoria blitz (2022) e campeão regional Norte (2023). Ele ainda detém o título de mestre nacional da modalidade.

Publicidade