CURIOSIDADE

Por que o Carnaval brasileiro é tão famoso no mundo?

As marchinhas de carnaval  tiveram sua origem no século XIX

Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil (Foto: fotos_carros_antigos07
Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil (Foto: fotos_carros_antigos07
Publicidade
Publicidade

O carnaval é uma tradição enraizada na cultura brasileira, sendo celebrado há séculos. Sua continuidade ao longo dos anos contribui para sua fama e importância cultural. 

A festa em si tem uma origem complexa e multifacetada, com raízes em antigas tradições pagãs, festivais de primavera e celebrações religiosas que evoluíram ao longo dos séculos para se tornar a festa alegre e colorida que conhecemos hoje.

Mas por que a festa ganhou mais destaque na versão brasileira para o resto do mundo?

O carnaval tem raízes profundas na cultura brasileira, remontando às tradições europeias, africanas e indígenas. Essa mistura única de influências culturais deu origem a uma celebração colorida e diversificada. Um do diferencial, é que o carnaval brasileiro é conhecido por sua inclusão e celebração da diversidade. Ele oferece um espaço onde pessoas de diferentes origens sociais, étnicas e econômicas podem se reunir e participar livremente das festividades.

O carnaval brasileiro também recebe uma cobertura significativa da mídia nacional e internacional. Isso aumenta ainda mais sua fama e atrai mais atenção para o evento. As festas brasileiras atraem milhões de turistas de todo o mundo todos os anos. Isso não só aumenta a visibilidade do evento, mas também contribui significativamente para a economia local, comércio e indústria do turismo.

Escolas de samba

A partir do século XX, a disseminação da celebração contribuiu para o surgimento do samba, um gênero musical fortemente influenciado pela cultura africana, e das apresentações das escolas de samba, um evento que eventualmente recebeu reconhecimento oficial com o respaldo governamental. Durante esse período, o Carnaval consolidou sua posição como a maior festividade popular do Brasil.

Fotos de Carnavais antigos no Rio de Janeiro (Foto: Blog Carros Antigo)

Marchinhas

As marchinhas de carnaval  tiveram sua origem no século XIX, com destaque para Chiquinha Gonzaga e sua famosa música “Ô abre alas”. Já o samba emergiu por volta da década de 1910, com a composição “Pelo Telefone” de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo o principal estilo musical representativo do Carnaval.

Década de 60

A partir da década de 1960, as escolas de samba e o carnaval carioca assumiram um papel significativo no cenário comercial. Empresários ligados ao jogo do bicho e outras atividades empresariais começaram a investir na tradição cultural, enquanto a Prefeitura do Rio de Janeiro passou a instalar arquibancadas ao longo da Avenida Rio Branco e a cobrar ingressos para assistir aos desfiles. 

Sambódromo

Em 1984, durante o mandato do ex-governador Leonel Brizola, foi erguida no Rio de Janeiro a Passarela do Samba, conhecida como Sambódromo. Desenhada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, tornou-se um dos ícones mais importantes do Carnaval brasileiro. O Sambódromo é o local onde ocorrem os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Com informações do Brasil Escola

Publicidade