Entretenimento

Treinamento sem intervalos demonstra resultados para quem quer emagrecer

O Educador físico Gledson Sousa dá dicas para obter um bom resultado por meio do Circuito funcional

Uma modalidade de exercícios físicos que foge do padrão repetitivo de treinos da academia. Não foi por acaso que o Circuito funcional tem se tornado famoso e popular. Essa atividade física consegue combinar movimentos que você costuma fazer no seu dia a dia, mas eles são associados a outros para gerar maior resistência, coordenação motora, força e equilíbrio.
No circuito todos os músculos são trabalhados no mesmo espaço de tempo. É por isso que muitos chamam essa modalidade de treinamento global. Seu foco é  definir a musculatura e perder peso ao mesmo tempo fazendo mais sucesso entre as mulheres já que elas não se importam muito em conseguir aumento de massa muscular ao contrário dos homens que já são mais vaidosos nesse aspecto.
De acordo com o educador físico Gledson Sousa, esse tipo de exercício é feito usando, principalmente, halteres, barras, caneleiras, elásticos e cordas de suspensão.
“O circuito mantém o metabolismo ativo e melhora o condicionamento físico, alívio do estresse e noite de sono mais tranquilo; além de queima de calorias e tonificar e modelar o corpo” explicou.
Foto:Camylla Baganha No circuito todos os músculos são trabalhados no mesmo espaço de tempo
Segundo ele, o exercício também é responsável pelo aumento da autoestima e do bem estar.
“O exercício pode ser feito em 30 minutos pela manhã, tarde ou à noite dependendo de sua disponibilidade, é também pode ser praticado em todas as idades respeitando a individualidade de cada um” completou.
Para evitar contusões, o educador explica que se deve escolher atividades que melhor se adapte ao estilo de cada pessoa. “Deve -se programar um  aumento gradativo da atividade ate o valor desejado e sempre antes de começar a atividade deve-se procurar a avaliação de um médico especialista” relatou.
Foto Site: Atividadesfisicas.com.br  Outra dica do instrutor é praticar o circuito com um grupo de pessoas
Para quem não gosta de ir para a academia e fica com preguiça de fazer os mesmos exercícios todos os dias, o circuito funcional pode ser a resposta para os seus problemas. É um exercício dinâmico e que pode ser ajustado de acordo com o nível de dificuldade que a pessoa se encontra, desde os iniciantes até os mais experientes.
Outra dica do instrutor é praticar o circuito com um grupo de pessoas, para deixar o treino ainda mais dinâmico e motivador.
Foto: Arquivo pessoal O educador físico Gledson Sousa dá dicas sobre circuito funcional
“Em uma a Academia a pessoa deve estar focada no seu exercício, então ele acaba sendo mais individual. Mas em uma caminhada é  interessante que seja em grupo, pois e mais descontraído,  com conversas e você pode ate passar do tempo que foi estipulado” completou.
Cuidados
Gledson explica que é fundamental que o praticante fique atento à posturas correta para o exercício, além de usar roupas leves como shorts, camisetas, tops e o calçado adequado.
“Os principais perigos seriam a pratica de alguns movimentos de posturas incorretos, que no futuro pode acarretar problemas sérios. Então, procure sempre um profissional formado para lhe instruir na pratica esportiva” explicou.
As características principais de um treinamento em circuito são:
Trabalha tanto o sistema cardiovascular como as funções musculares, oferecendo uma melhora global na condição física, além de apresentar uma grande queima calórica.
Emprega o princípio da carga progressiva.
Treino mais dinâmico e motivante.
Escolha exercícios de fácil execução.
Nunca oferecer a carga máxima, pois não deve haver período de descanso.
As atividades têm graus e cargas diferentes de acordo com a aplicação média de força de cada um.
Só é possível trabalhar o mesmo grupo muscular, no máximo em duas ou três estações.
Um circuito não deve durar menos de 10 minutos.
De preferência alterne os exercícios de trabalho de tonificação muscular com os aeróbios, mas também é possível trabalhar com dois blocos distintos: musculação e aeróbios.
O número de exercícios de um circuito depende da duração de cada um, do material e dos objetivos do aluno.
Você poderá trabalhar desta forma 2x a 3x por semana em dias alternados

Publicidade