Entretenimento

Por que sexta-feira, 13 é considerado um dia de azar? Entenda

Confira as teorias e especulações que justificam o temor pela data, de explicações históricas, até fantasiosas

Há diversas teorias que rondam a sexta-feira 13, que é considerada o “dia do azar” no Brasil e em outras partes do mundo. Não há consenso sobre a origem do seu significado, mas diversas versões tentam explicar o motivo desta data específica ser temida. Além deste 13 de janeiro, a combinação se repetirá em outubro neste ano. 

Uma das explicações vem diretamente da igreja católica, onde a cultura ocidental associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar por causa da morte de Jesus Cristo. Isso porque sua última ceia aconteceu em uma quinta-feira, um dia antes da crucificação, com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Porém, entre eles, estava Judas, discípulo traidor.

Outra justificativa dada, é de origem nórdica que conta que o deus Odin realizou um banquete com 12 divindades, e Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado para reunião e, ao ficar sabendo, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Sendo assim, surgiu a superstição onde um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia. 

Já historicamente, o temor do dia vem da monarquia francesa. Quando o rei Felipe IV sentiu que seu poder estava ameaçado pela influência da Igreja no país. Portanto, ele tentou filiar-se à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Com raiva, o rei ordenou que perseguissem templários em uma sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.


Jason Voorhees, vilão da franquia ‘Sexta-feira 13’. (Foto: Divulgação)

Apesar das teorias, acredita-se que em 1907, Thomas Lawson, corretor de ações, publicou um livro chamado “Sexta-Feira 13”, que serviu de inspiração para o sucesso da franquia de filmes homônima nos anos 1980, protagonizada pelo serial killer Jason Voorhees, que atacava suas vítimas nesta mesma data, assim, reforçando a tal superstição. E até mesmo virando uma espécie de tradição entre alguns, onde assistem filmes de terror no dia.

Vale destacar a forma que a superstição ronda o gato preto nessa data, uma crença tão forte e antiga que até hoje muita gente acredita que só de passar perto do bichano lhe trará má sorte. Mas é muito pelo contrário, os bichinhos não dão azar, e sim sorte, de acordo com diversas crenças. O descaso reflete no abandono e maus tratos dos felinos, onde são a maioria em casas de adoção.

E mesmo com tantas especulações no mínimo, negativas, há quem ache o dia, uma data de sorte. A numerologia é a única que vê o número 13 com bons olhos, onde o número 1 simboliza independência e coragem para realizar novos projetos e abrir caminhos. Enquanto o número 3 significa otimismo, entusiasmo, comunicação e leveza para encarar os desafios da vida. Se somarmos os dois, o resultado é o número 4, que para esta teoria significa estabilidade e concretização de sonhos.