Entretenimento

O que é OnlyFans e como funciona esta rede social

Segundo o site, mais de 5 bilhões de dólares já foram pagos aos criadores de conteúdo

A internet possui uma série de possibilidades para quem deseja criar conteúdo, ganhar dinheiro e ter uma audiência engajada. O OnlyFans é uma delas: a rede social permite conectar fãs e criadores a partir da publicação de conteúdos exclusivos e ganhar lucros com as suas produções. 

A plataforma surgiu em 2016, em Londres, pensando em como os influenciadores poderiam monetizar conteúdos exclusivos. Porém, uma parte significativa do sucesso do site  não se restringiu a esse público. E como não existem limitações de conteúdo, o site se popularizou segmento do entretenimento adulto, como uma forma de vender fotos, vídeos e outros conteúdos.

Ano passado, os criadores tentaram desvencilhar-se da relação com o entretenimento adulto e proibiram publicações com conteúdo sexualmente explícito, alegando problemas com as plataformas de pagamento. No entanto, com as críticas negativas, a empresa voltou atrás e não aplicou essas restrições para os perfis.

Atualmente, o OnlyFans possui 150 milhões de usuários, e mais de 5 milhões de criadores de conteúdo. O pagamento referente às assinaturas da plataforma é realizado em dólares, e 80% do lucro fica com o criador de conteúdo, enquanto 20% vai para a própria plataforma. Segundo o site, mais de 5 bilhões de dólares já foram pagos aos criadores de conteúdo.

Existem diversas formas de publicar o seu conteúdo na rede social. É possível disponibilizar o material em uma única publicação, com valor definido ou com espaço para receber gorjetas. Além disso, a plataforma também permite vender pacotes com diversas fotos e vídeos por um preço único.

E quanto mais seguidores o perfil tiver, maior será o seu lucro. A assinatura não é para acessar toda a plataforma, e sim cada perfil que os usuários tiverem interesse. Portanto, cada criador de conteúdo pode cobrar o valor que desejar dentro dos valores disponíveis, que variam de 4,99 a 50,00 dólares americanos. 

E é por isso que muitos famosos brasileiros entraram para o OnlyFans. Apesar da plataforma ser focada no compartilhamento de conteúdo adulto, explícito ou não, ela também funciona como um espaço para músicos, artistas visuais e outros criadores de conteúdos que desejam compartilhar tutoriais, dicas, vlogs, e qualquer assunto.

Como se cadastrar no OnlyFans?

Para começar a ganhar dinheiro na plataforma é necessário entrar no site, preencher as informações e criar uma conta. Logo depois o usuário deve atualizar a sua conta para uma de criador de conteúdo. Lembrando que para isso é exigido uma idade mínima de 18 anos.