Entretenimento

Malokômbia realiza espetáculo de dança contemporânea

Além do espetáculo, haverá uma oficina ministrada pela dançarina curitibana Michelle Moura

O Espaço Cultural Malokômbia recebe no próximo final de semana à dançarina curitibana Michelle Moura que vem à Roraima apresentar dois espetáculos. O primeiro é uma apresentação do solo de dança intitulado ‘Cavalo’ que será realizada no sábado a partir das 20 horas. No domingo, é a vez de ‘Fole’ também no mesmo horário e local.
O espetáculo é um projeto de Circulação pela região norte, apoiado com o Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna 2013. “Escolhi apresentar ‘Cavalo’ e ‘Fole’ nesta circulação pois ambas são obras coreográficas que compartilham do meu interesse por criar estratégias  psico-físicas que possam gerar rupturas temporárias em meus hábitos perceptivos e motores” explicou a dançarina.
A obra Cavalo marca o início do interesse de Michele em trabalhar com voz e imaginação na dança intensificada pelo movimento. “Foi em Cavalo que comecei a me interessar por dançar a partir da ambiguidade “me mover” e ser “movido por”. E é daí que vem esse título, fazendo alusão ás pessoas com aspirações mediúnicas” relatou.
Este interesse pelo cruzamento de dimensões física, espiritual, emocional, mental está presente em Cavalo assim como no segundo espetáculo ‘Fole’. “A especificidade de FOLE está na respiração, isto é, na hiperventilação com um dispositivo que faz com que eu ative, uma sequência de “feedbacks” entre percepção, sensação, movimento e imaginação” ressaltou a dançarina.
Em Fole, “feedback” consiste em uma progressão de acontecimentos que estimulam a atenção no momento presente. Em ambas obras, a dançarina se baseia em um questionamento “O que nos move?”, “O que pode mover um corpo?”. “Meu desejo é o de criar danças que aconteçam de forma menos voluntária” explicou.
Oficina
Michelle Moura também vai ministrar uma oficina de dança no domingo (26) a partir das 09h até 13h no Espaço Malokômbia com entrada franca. Os Interessados podem fazer a sua reserva pelo e.mail: [email protected] ou pelos telefones 8111 7042 / 8127 1742 / 35532181. Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível que serão doadas a instituições de caridade.
Durante a oficina, a dançarina irá detectar e provocar estímulos, integrar fisicalidade e sensações, para explorar o corpo em movimento. Esta exploração acontecerá através de ações de permanência e improvisações.
“As “ações de permanência”, são ações simples e cotidianas, que realizadas em condições diferentes do habitual com duração mais prolongada e velocidade mais lenta nos confrontam com novas percepções” relatou
Segundo ela, a oficina trabalha transições de estados físicos e emocionais através de estratégias de “reposicionamento”. “São práticas de meditações, ações repetitivas e tarefas de permanência e exaustão, que objetivam modificações da percepção, da sensação e consciência” completou. .
Serviço Oficina de dança Data: 26 de outubro Local: Espaço Malokômbia Teatro Rua Noel Rosa 346, Bairro Santa Cecilia
Espetáculos de dança Data: 25 e 26 de outubro Local: Espaço Malokômbia Teatro Rua Noel Rosa 346, Bairro Santa Cecilia Hora: 20 horas

Publicidade