Entretenimento

Ilustrador cria arte com ingredientes da ‘Damurida’

A imagem mostra o caldo apimentado, em que se utiliza o tucupi, carne de peixe ou caça e outros ingredientes

O ilustrador Will Cavalcante criou uma arte especial dedicada a um dos pratos típicos do Estado de Roraima, a Damurida. O prato é um dos carros-chefes da culinária indígena. A imagem mostra o caldo apimentado, em que se utiliza o tucupi, carne de peixe ou caça, chicória, jambú e pimentas variadas como malagueta, olho-de-peixe, murupi e de cheiro. 

Will é paraense e mora há oito anos em Roraima, além de ilustrador é biólogo. ”Eu queria produzir uma peça que me fizesse homenagear esse estado que me acolheu, com as suas especificidades da região norte. Como paraense, eu conhecia o tacacá, a caldeirada, mas quando conheci a damurida, aquela explosão de pimenta e de ardência, então observei que não tinha muitas representações do prato, fiz uma pesquisa para criar a imagem. A última vez que comi uma damurida, pensei em desenhar e sabia que tinha que ser muito bonito, bem colorido, assim como o prato é” explicou.


A peça Damurida que trouxe identidade para o prato típico de Roraima (Foto: Arquivo pessoal)

 Inspiração amazônica
 
 Will disse que sempre se inspirou na região amazônica para criar. “Sou regionalista, sempre gostei do folclore e da cultura local. Sempre fui criado com muita música da região norte, isso me centralizou e me deixou muito apegado às questões da região norte. E isso foi intensificado com o estudo da biologia, sempre me encantou e me deu identidade” contou.
 
 Atualmente, a ilustração se transformou em sua profissão, voltado para o mercado editorial. “É o meu meio de vida, e eu amo isso, minha vida acadêmica fortifica isso” relatou. O artista conta que suas obras vem chamando muita a atenção dos nortistas e de outras pessoas do país. 
 
“Essas ilustrações estão me dando um grande feedback, as pessoas se identificam e acho que existe uma necessidade dessa representação, especificamente de Roraima. E a ideia é essa, que as pessoas que nasceram e que moram aqui saibam identificar, isso é daqui. Até as pessoas de fora, que nunca pisaram aqui repostam, comentam e curtem os posts. 


Atualmente, a ilustração se transformou em sua profissão, voltado para o mercado editorial. (Foto: Arquivo pessoal)

 
Para o processo de criação, é necessário muito estudo. “É importante fazer uma pesquisa antes da criação de cada peça, a ideia surge como um rascunho, eu vou ler, vou estudar, e depois pegar tudo aquilo que eu acumulei eu tento transformar em forma de arte, com toda aquela carga de informação. ” comenta.
 
Para conhecer o trabalho do artista basta segui-lo no instagram por meio do @willilogia.
 
Por Raísa Carvalho