Entretenimento

Foco na orientação profissional e educação

Crianças e adolescentes de escolas públicas de Roraima participaram de uma série de atividades organizadas por professores e acadêmicos da Faculdade Estácio Atual em torno do chamado Dia E, um evento nacional de responsabilidade social do grupo Estácio. O foco das palestras e ações girou em torno da orientação profissional e educação de modo geral, com entrega de kits escolares e livros de literatura infantil.

A diretora-geral da faculdade, Brena Linhares, explicou que todos os anos, gestores corporativos, acadêmicos, professores e colaboradores administrativos são envolvidos na promoção dessas ações de prestação de serviços gratuitos para as comunidades no entorno da unidade de ensino. “Desde o dia 22 demos início à programação que será encerrada no dia 6, sábado, na comunidade indígena Mutamba, no município de Amajari, com atendimento de 40 alunos com idade entre 7 e 14 anos, que vão receber kits escolares arrecadados por nossos acadêmicos durante a Gincana de Boas Vindas, que promovemos todos os anos. Essas crianças também devem receber livros infantis. Suas famílias vão participar de orientação jurídica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, prestada por alunos e professores do nosso curso de Direito, e o curso de Pedagogia vai ministrar oficinas pedagógicas para os 10 professores da região”, informou.

O início da programação do Dia E, movimentou a escola municipal Tia Linda, no bairro Dr. Sílvio Botelho, na semana passada, com apresentação teatral e de fantoches, entrega de kits escolares e livros de literatura infantil, e de um baú com 400 exemplares para a biblioteca da escola.

Durante essa semana, alunos das escolas estaduais Maria Sonia de Brito e Coema Souto Maior participaram de palestras sobre mercado de trabalho e orientação profissional. Também acadêmicos da Estácio Atual tiveram a oportunidade de assistir a palestras e aulas sobre Tecnologia da Informação, áreas ambientais, e orientação com o coaching de carreiras, Luiz Sérgio Viana, que veio da cidade pernambucana de Recife para participar do Dia E.

Brena frisou que essa é uma oportunidade dos acadêmicos mostrarem seus conhecimentos ao público, com a participação efetiva nos serviços ofertados, além de integrar todas as áreas da instituição de ensino. “Analisamos todas as demandas de cada curso e das comunidades que atendemos e preparamos os projetos que colocamos em prática nesse período. Esse ano, resolvemos apostar no incentivo à leitura, à educação de forma geral e, é claro, que não podíamos deixar de oferecer informações sobre o mercado de trabalho, que é nosso principal objetivo”, disse.