SÉRIE GASTRONÔMICA

'Volta ao mundo no Canarinho' conta histórias de empreendimentos com culinárias diversas

Para começar a série de seis matérias, conheça conheça o Churrasco Grego do Gaúcho

Churrasco do Gaúcho está a mais de 10 anos no estacionamento do Estádio Canarinho. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Churrasco do Gaúcho está a mais de 10 anos no estacionamento do Estádio Canarinho. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Que o roraimense ama comida, isso a gente já sabe. Não é atoa que a quantidade de empreendimentos no setor de comidas e serviço alimentar têm crescido em Roraima. Mas nunca se parou para pensar que a culinária de diversos países estão presente no extremo norte.

Por isso, a FolhaBV vai contar e mostrar seis países em comidas típicas que estão no estacionamento mais famoso da capital: o do Estádio Canarinho. A série de matérias também mostrará o empreendimento culinário no local todas as sextas-feiras. Para começar a ‘Volta ao mundo no Canarinho’, conheça o Churrasco Grego do Gaúcho, existente há 10 anos no local.

“O churrasco grego é uma história, é uma coisa que já tem 15 anos e surgiu assim, do nada. Eu trabalhava com o espetinho na época e tinha um cliente que falou sobre essa máquina de churrasco. Ele tinha um amigo, que era árabe, que queria vender essa máquina, eu fui olhar, me interessei e comprei”, iniciou o dono do churrasco, Erivaldo Alves, mais conhecido como Gaúcho.

Durante a compra, o árabe ensinou o Gaúcho a mexer na máquina e a como preparar o churrasco grego. Depois disso, ele não utilizou a máquina por um ano e, nesse tempo, continuou vendendo o tradicional espetinho na Praça das Águas.

Erivaldo Alves, o Gaúcho, empreende no churrasco a mais de 15 anos. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Porém, na época, segundo o Gaúcho, a prefeitura não estava permitindo a venda de churrasco por conta da fumaça e o fogo, que poderia queimar alguém.

“Foi aí que aconteceu e começou do churrasco grego. Eu vim para cá e tenho acho que uns 10, 11 anos aqui [no Canarinho] com o churrasco grego. Então foi uma ideia de surgiu do nada, que eu pensei ‘vou aprender, vou fazer’. E, aconteceu e graças a Deus tem dado certo, é muito bom a gente tem bastante cliente já. Tem o pão árabe, o pão francês e a gente serve até com baião de dois”, completou.

Como é o Churrasco Grego?

O churrasco grego é feito a partir de vários bifes de carne empilhados em um espeto. A carne gira dentro da máquina para que grelhas instaladas em sua lateral esquentem e assem de modo uniforme. Normalmente, é servido junto ao pão árabe, mas em Boa Vista, o Gaúcho serve até com baião de dois. Confira! @churrasco_grego_do_gaucho