Cultura

Uma oportunidade de ouro no mercado roraimense

Por Jéssica Ferri
Para alguns empreendedores, pode levar um tempo até descobrir o ramo ideal para se dedicar no mercado. Para outros, uma ideia enraizada na infância vai se aperfeiçoando ao longo dos anos até se tornar realidade. Foi assim com o empresário João Severino da Silva, que, influenciado pelo pai há quase 40 anos, decidiu que queria investir em um negócio próprio e escolheu Roraima para fincar suas raízes.
“Meu pai era comerciante e eu participava do dia a dia dele. Sempre soube que queria trabalhar como empresário, só precisava da oportunidade certa para fazer isso acontecer”. Nascido em Campina Grande, na Paraíba, João se mudou para São Paulo aos 14 anos. Para se manter, ele trabalhou em diversos empregos informais. “Trabalhei em várias coisas na vida, até como office boy, quando fui morar em São Paulo”.
João se mudou para Manaus, aos 43 anos, onde trabalhou como revendedor de anéis de formatura de uma franquia especializada.
Pai de dois filhos, o paraibano visitava escolas e universidades oferecendo os serviços de ourivesaria para os formandos. “Eu levava aos alunos os cartões com os serviços da joalheria e fazia as encomendas dos anéis de formatura” conta.
João abriu seu primeiro negócio em 1987, um supermercado, onde comercializava produtos variados. Em uma das voltas que a vida dá, João se desfez da empresa durante o divórcio, e viu-se novamente na estaca zero.
Em 1998, João se mudou com os filhos para Roraima numa tentativa de refazer a vida e recomeçar com a família. A oportunidade que ele esperou durante muito tempo veio em 2002. A filial da mesma franquia em que ele trabalhou em Manaus como revendedor estava à venda em Boa Vista. João comprou a loja e passou a ser o cabeça do empreendimento para o qual trabalhou por muito tempo.
“Eu soube que a filial da “De Ouro” estava à venda em Boa Vista. Não pensei duas vezes e fiz minha proposta. Comprei a franquia e estou no ramo até hoje”, destaca.
Na época em que comprou a empresa, contra o empresário, não havia tantas demandas como atualmente. “Não existiam muitas faculdades como hoje. O mercado neste ramo, hoje, está estabilizado. Sempre há formandos, sempre existe alguém querendo marcar a formação acadêmica com um anel”, conta João, que já conhecia a atividade empresarial há 10 anos.
Com formação técnica em contabilidade, aos 59 anos João administra a empresa “De Ouro Anéis de Formatura” com a ajuda do filho mais novo, Wellington Luis de Sena. Pontualmente, eles abrem a loja, todos os dias, a partir das 8h da manhã. “Ser empreendedor requer muita dedicação e trabalho árduo todos os dias”, destaca.
Segundo o empresário, ele nunca pensou em ser outra coisa, seguir uma profissão diferente. João afirma, com segurança, que possui alma de comerciante. “Desde menino eu sonhava em ter meu próprio comércio. Está no sangue!” enfatiza.
Para os formandos boavistenses, a loja oferece uma infinidade de modelos de anéis de formatura, com variedade de pedras, opções modernas e exclusivas do mercado. A “De Ouro Anéis de Formatura” fica localizada na avenida Getúlio Vargas, esquina com Alfredo Cruz, nº 5285, Loja A, Centro. —————————————————– Nome Completo: João Severino da Silva Estado Civil: Divorciado Idade: 59 Filhos: Dois
Por que investir em Roraima? Porque é uma cidade que está em desenvolvimento.
O melhor da vida empresarial: Não é muito fácil ser empreendedor. O melhor momento, sem dúvida, é quando você vê sua empresa crescer e estabilizar-se.
Qual o segredo para fidelizar um cliente? Um bom atendimento, preço justo e produto de qualidade.
Que conselho você daria a alguns que queiram montar o seu próprio negócio? Primeiro, você precisar ter o dom. Depois, precisa trabalhar dia e noite e dedicar-se e administrar corretamente o capital da empresa, que é intocável.   Qual o diferencial de sua empresa? O cliente está sempre em primeiro lugar e sempre tem razão.
Qual sua próxima meta? Estamos em ano político. No ano que vem, não sabemos qual política econômica será implantada. A meta é manter o que temos.