Leitura

Quais os livros mais lidos em 2023 e que seguem na tendência de 2024?

Alguns gêneros predominaram no mercado literário de 2023 e seguem em alta

leitura no parque
(Créditos: iStock/ Lana2011)

Mesmo que já estejamos em abril, alguns livros de sucesso que dispararam em vendas em 2023 continuam em alta neste ano também. De acordo com o balanço do Publishnews, que divulga o ranking dos livros mais lidos há mais de dez anos, entre os gêneros que lideraram, estão ficção, autoajuda e inteligência emocional.

O ranking é montado por meio da soma de vendas de todas as livrarias selecionadas que participam desta seleção. Essas empresas analisadas enviam uma lista com os 20 títulos que mais foram vendidos durante este intervalo de tempo.

A contagem é determinada pelo conjunto total de títulos que foram mencionados em alguma das listas semanais ao longo do período em consideração, e não pelo número de livros presentes nas listas consolidadas mensais ou anuais. Abaixo, seguem alguns que apareceram nos rankings mais recentes:

  • É Assim que Acaba

Uma obra de ficção e uma das maiores obras da autora Colleen Hoover, conta a história de Lily, que conhece um neurocirurgião – que à primeira vista parece ser alguém diferente -, e se mostra como um companheiro extremamente abusivo. É um livro repleto de gatilhos, mas muito profundo. Hoover narra toda a complexidade envolvida em um relacionamento tóxico e como funcionam as relações abusivas do ponto de vista da vítima.

  • É Assim que Começa

Continuação da obra anterior, se passa dois anos após o fim do relacionamento de Lily com o ex-marido abusivo. Já vivendo um novo romance com um amor antigo, mostra todos os reflexos que um relacionamento abusivo pode ter em alguém. A sequência de livros consagrou Colleen Hoover como uma das autoras mais lidas do Brasil no último ano. Inclusive, muito do sucesso dos livros corresponde ao fato de a história ter viralizado bastante nas redes sociais, principalmente no TikTok.

  • Onde Estão as Flores?

A história é ambientada na Europa e tem como objetivo fazer um panorama histórico do local, sob a visão do protagonista Licco Rizan, que quer contar toda sua história e trajetória de vida para sua família. No meio do enredo, é trazido o resgate inédito de 50 mil judeus búlgaros, até então desconhecido, além do movimento migratório dos judeus em direção à região pouco povoada do Norte do país.

  • Mais Esperto que o Diabo

É um livro de autoajuda, foi escrito em 1938 e lançado em 2021. Há vários anos, está entre os livros mais lidos do mercado nas listas divulgadas. Traz alguns princípios e, segundo a descrição do livro, é direcionado para “pessoas que querem ser espertas sobre seu medo e ir além das limitações”.

  • A Biblioteca da Meia-Noite

Após uma tentativa de suicídio, Nora Seed se encontra em uma biblioteca mágica, enquanto está lutando contra a morte. Lá, ela encara as diversas versões da sua vida, caso suas escolhas tivessem sido outras, e o rumo que cada uma tomaria. Grande parte do sucesso se deve tanto ao impacto nas redes sociais quanto à forte carga emocional que traz consigo.

  • O Poder da Autorresponsabilidade

Também no gênero de autoajuda, traz ao leitor um conceito de responsabilidade e traz uma história fundamentada em seis metodologias – e suas explicações – para conquistar o comando da própria vida e desenvolver este fundamento em específico. 

  • Café com Deus Pai

Líder da lista dos mais vendidos de 2023, “Café com Deus Pai” é uma leitura gospel e de autoajuda, que tem como objetivo trazer “um momento diário de renovação”, com um devocional para cada dia. A versão de 2024, atualizada para o ano bissexto, já está disponível no mercado e também aponta para ter o mesmo sucesso de vendas visto no ano anterior.