Cultura

Projeto leva música clássica para as escolas

O projeto ‘Música na Mochila’ é desenvolvido pelo Instituto Boa Vista de Música

Não é somente nos grandes teatros que se ouve música clássica. As escolas da rede municipal de ensino também terão essa oportunidade e irão receber durante o mês de setembro, as atividades do projeto Música na Mochila, projeto desenvolvido pelo Instituto Boa Vista de Música e contemplado pelo Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014.
O projeto itinerante de concertos didáticos irá realizar ao todo oito apresentações para crianças na faixa etária de cinco a doze anos, sendo seis em escolas no perímetro urbano, uma em zona rural e outra em uma aldeia indígena. O objetivo é estimular a formação de público para a música erudita, por isso a opção pelo formato do concerto didático, com uma dinâmica interativa formando uma aula descontraída sobre o funcionamento da orquestra.

Durante a apresentação são executadas músicas de compositores clássicos, temas de filmes e melodias conhecidas. Além de comentar sobre as obras apresentadas, o maestro também explica os instrumentos que fazem parte da orquestra e, dessa forma, desperta nos ouvintes o interesse pelo aprendizado musical.
A ideia é proporcionar aos alunos acesso a música erudita e popular, enriquecendo o aprendizado na área da música e despertando o seu gosto pela arte instrumental. A primeira apresentação aconteceu na escola Nova Canaã, com um procedimento didático dos concertos desenvolvido com dinâmica teatral e interação com os alunos.
De acordo com o presidente Instituto Boa Vista de Música, o músico Sérgio Barros, o projeto oferece a eles a oportunidade de refletir sobre a música através da apresentação dos instrumentos, desenvolver uma reflexão sobre a importância da música, sobre a cultura musical atual a fim de incentivar a crítica musical, além de demonstrar a importância da sala de concerto como opção de lazer.
“Os concertos didáticos serão prestigiados por um sexteto composto de três Violinos, duas Violas e um Violoncelo com professores de música, sempre usando linguagens mais acessíveis destinados a crianças. A apresentação conta com as personagens Palhacinha e Emilia do Sítio do Picapau Amarelo, tudo isso pra preparar e mostrar aos alunos uma nova forma de se escutar música” completou Barros.
Programação Escola Municipal Professora Edsonina de Barros Villa Data: 04 de setembro Hora: 10 horas Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes às 10h O dia 11 Escola Municipal Raiar do Sol Data: 09 de setembro Hora: 10 horas Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos Data: 16 de setembro Hora: 16 horas Escola Municipal Martinha Thury Vieira Data: 18 de setembro Hora: 10h30 Escola Municipal BalduínoWottrich Data: 23 de setembro Hora: 15h30 Escola Municipal Indígena Vovô Antônia Celestina da Silva Data: 25 de setembro Hora: 15h00