Cultura

Musical conta a lenda da Vitória Régia

O DVD do musical será lançado na segunda-feira (27) no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) na UFRR

Uma lenda conta a história de uma linda jovem e guerreira que sonhava em conhecer a Lua, um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da lua refletida em suas águas. A índia lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa “Estrela das Águas”, única e perfeita, que é a planta Vitória Régia.
A história virou enredo do musical ‘Lua & Flor, Amazônia’ realizado pelo Departamento de Cultura da Universidade Federal de Roraima e se transformou num DVD que será lançado hoje (27) no Centro Amazônico de Fronteiras, às 19h30.
Os dançarinos e atores protagonistas da trama são: Nathana Lindey (Zootecnia) e Matheus Gouveia (Química) que intercalam cenas dramáticas com coreografias bem estruturadas. Além deles, o Musical contou com a participação de 40 acadêmicos de diversos cursos da UFRR que interpretaram o cotidiano dos ribeirinhos amazônicos por meio da dança e da música.
O repertório utilizado enfoca as composições de músicos locais e regionais, mas há também canções nacionais e eruditas internacionais. Todos os aspectos do projeto remontam a mais completa visão de integração. Integração entre os acadêmicos de várias áreas, entre comunidade e universidade, entre as linguagens artísticas e entre os estilos de música e dança.
O espetáculo contou com participação especial dos músicos Jason França (arranjos e piano) e Ricardo Brito (bateria e percussão) e execução musical dos projetos: Banda Paricarana, Canto em 1, Grupo de Dança Mananu, Madrigal da UFRR e Orquestra Universitária de Roraima.
A Direção Geral e Musical do espetáculo é de Flávia Ávila. Segundo ela, a lenda faz parte da cultura do Norte e por isso foi escolhida para ser contemplada no Musical.  “No ano de 2013 foi realizado o ‘Lua e Sol, Monte Roraima’ que narrava a junção de duas lendas: o nascimento de Makunaima e o surgimento do Monte Roraima. Este ano, apresentaremos ‘Lua e flor, Amazônia’, uma adaptação das versões das lendas que descrevem o surgimento da vitória régia” disse.
A Direção Teatral, Narração e Texto de Kaline Barroso, Coreografia de Alexsandra Oliveira.  A produção cultural é de Selmar Almeida, Produção Técnica e Fotografias de Maximiliano Neto. A produção do DVD contou com a parceria da Fundação Ajuri para sua concretização, por intermédio do professor Rafael Oliveira (falecido no último mês de janeiro).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.