Cultura

Mulheres negras marcham na Praça

Em Roraima, a marcha é organizada pelo Núcleo de Mulheres de Roraima – Numur

A violência de gênero, o racismo institucional e o genocídio da juventude negra integram as demandas e reivindicações da marcha das mulheres negras que será realizada no próximo domingo (15), na Praça Germano Sampaio, no Bairro Pintolândia, a partir das 17 horas.

Em Roraima, a marcha é organizada pelo Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur). Porém, também é realizada em outros estados.

Segundo Andreia Vasconcelos, representante do Numur, a mobilizações, como a da marcha, dão voz às mulheres negras e garantem espaço de reconhecimento de identidades e afirmação da beleza e da cultura negras.

Ela explica que a data foi escolhida para unir forças com as mobilizações estaduais e municipais do movimento negro no dia 20 de novembro, que é lembrado como dia da consciência negra, sem dispensar o apoio de organizações de mulheres e de todo tipo de organizações que apoiam a equidade sociorracial e de gênero. O evento ganhou notoriedade com a divulgação do Mapa da Violência 2015, que apontou Roraima como o estado mais violento para mulheres no País.

“Ao receber essa informação, nós não fomos surpreendidas, porque há duas semanas saiu um relatório de justiça que revelou que Roraima é campeão no número de estupros no Brasil. Assim como o mapa de violência, esses índices revelaram que ainda moramos em uma sociedade machista e que é preciso atuar em políticas públicas e prevenção. Parte da população vê a mulher como posse e ainda quer controlar o corpo e sexualidade dela”, comentou Andreia.

O núcleo Estadual de Mulheres em Roraima foi criado em 1998 e envolve várias organizações institucionais ligadas a mulheres. “O núcleo funciona como um fórum. Nós nos reunimos para discutir o Oito de Março, pois ela não deve ser lembrada apenas como uma data comemorativa, mas, sim, para mudar a lógica e assumir uma bandeira, a atuação das mulheres nas políticas, da saúde da mulher e contra a violência contra a mulher”, disse.

Na programação do evento, haverá debate sobre racismo e violência contra mulheres, distribuição de panfletos educativos e instruções sobre como lidar com a violência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3625 29 62.

Serviço
Marcha das Mulheres Negras
Data: 15 de novembro
Local: Praça Germano Sampaio
Hora: 17 horas
Informações: 3625 29 62