CRIANDO FANZINES

Jovem cria projeto de arte literária para incentivar crianças e jovens de escolas públicas

A proposta ainda mostra que a criatividade pode ser expandida, principalmente quando se tem a regionalidade roraimense

Ygor Ferreira aplica o projeto em centros de ensino, como o Espaço Saber. (Foto: arquivo pessoal)
Ygor Ferreira aplica o projeto em centros de ensino, como o Espaço Saber. (Foto: arquivo pessoal)

O gênero textual que mais encanta crianças, jovens e até adultos são os quadrinhos. A arte gráfica literária é acompanhada de um humorístico sempre com uma mistura de realidade, fantasia e ficção. Para incentivar esse apreço pela criação de quadrinhos ou semelhantes, como os fanzines, Ygor Ferreira, de 23 anos, montou o Projeto Fanzine para ensinar crianças e jovens de escolas públicas o mundo da arte literária.

De acordo com o jovem, o objetivo é ensinar esses alunos a como criar quadrinhos e fanzines, que são revistas menores. A proposta ainda quer mostrar que a criatividade não precisa ficar reprimida, principalmente quanto às ideias que possam ter a regionalidade roraimense.

“Eu tive aula com o Rafa Calça, criador do personagem Jeremias, do Maurício de Souza, e o Rapha Porto. Estou fazendo esse projeto com o intuito de ensinar essas crianças, assim como eu fui ensinado por esses dois professores, a cultivar essa literatura que é o gibi, o quadrinho e também para movimentar o mercado de quadrinho de roraimense”, afirma.

Ygor desenhava desde criança, mas somente há dois anos pegou gosto pela arte dos quadrinhos. O jovem ainda cursava biologia quando foi às aulas do quadrinista roraimense Rapha Porto.

Atualmente, o jovem está aplicando o Projeto Fanzine em pequenos centros de ensino, como o Espaço Saber. No entanto, com o lançamento do incentivo cultural a Lei Rouanet, submeterá a proposta para que amplie o ensino aos alunos das escolas públicas.

Ygor e as crianças em uma aula de Fanzine. (Foto: arquivo pessoal)