Cultura

Instituto de Caracaraí vence Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 

O Instituto ‘A Moda é Viver’ trabalha com crianças e adolescentes e venceu a Edição 2022 na categoria Organizações da Sociedade Civil - Norte

O trabalho de voluntariado durante a pandemia da COVID-19, fez com que o Instituto ‘A Moda é Viver’ de Caracaraí/Roraima, fosse o vencedor do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022, na categoria Organizações da Sociedade Civil – Norte. 

O Instituto foi premiado após participar e executar a campanha de Arrecadação Solidária – Apoio as Ações Emergenciais, do programa Pátria Voluntária, em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Foram distribuídas 1205 cestas básicas e kit de higiene para a população de Caracaraí e algumas vilas e vicinais do município. O Instituto A Moda é Viver ficou entre as 16 entidades beneficiadas com o recurso, sendo apenas 4 instituições ganhadoras no Norte.

A fundadora e presidente do Instituto A Moda é Viver, Aldenir Santos Araújo, conhecida como Alda Araújo, tem três filhas nascidas e criadas em Caracaraí e falou sobre o reconhecimento nacional.

“Ser reconhecido nacionalmente é um sonho que foi realizado. Obrigado a toda equipe de voluntariado que fazem parte da família A Moda é Viver. Essa conquista é nossa! Tem sido um trabalho árduo e temos realizado rifas, bingos e feijoadas, para manter as atividades, bem como o espaço. Tudo isso feito pela equipe de voluntários. Mas, também é muito gratificante semear corações e mentes com bons valores e atitudes que salvam vidas, através da cultura, do esporte e principalmente do voluntariado. Chegar até aqui não foi nada fácil. Esse prêmio vai nos estimular a continuar fazendo o bem cada vez melhor e para mais pessoas. Esperamos que com esse Prêmio possamos incentivar e mostrar a importância de se investir no bem estar das pessoas. Obrigado à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro por valorizar o trabalho voluntário. São iniciativas assim que nos inspiram e nos fazem acreditar em um futuro melhor para a nossa sociedade. O trabalho que ela desenvolveu vai ficar para a história”.

O Instituto ‘A Moda é Viver’

Criado em 2019, com sede na cidade de Caracaraí, em Roraima, a entidade não tem fins lucrativos e atende atualmente mais de 200 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos com aulas gratuitas de violão, canto, teclado, bateria, flauta, dança e jiu-jitsu, para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.

Além do trabalho voluntário com crianças e adolescentes, o  Instituto também possui ações que beneficiam famílias dos alunos e comunidade de Caracaraí, vilas e vicinais, principalmente aquelas com alto risco de vulnerabilidade colaborando em ações como  Pesca Solidária, com a distribuição de peixe.

Também organiza um Bazar Solidário com a arrecadação e distribuição de roupas, Páscoa Solidária onde já foram distribuídos mais de 5 mil ovos de chocolate; Vem Brincar com a Gente – em comemoração ao Dia das Crianças, onde já foram distribuídos mais de 4 mil brinquedos; Turnê pela Vida com apresentações culturais em outros municípios durante o Setembro Amarelo e Natal Solidário.

Premiação

Os objetivos do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022 são: reconhecer e premiar iniciativas que por meio do engajamento de voluntários tenham contribuído com a ajuda humanitária e/ou a transformação social de regiões e/ou grupos vulneráveis bem como para fortalecer o voluntariado pelo compartilhamento e divulgação de boas práticas.

Para ser premiado é preciso um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado, além de incentivar o engajamento social.

A edição de 2022 foi organizada em quatro categorias: voluntariado nas organizações da sociedade civil; voluntariado no setor público; voluntariado empresarial e indivíduos voluntários (pessoa física).

Entre os critérios de avaliação estavam o incentivo ao voluntariado; impacto transformador no público beneficiado pela iniciativa de voluntariado e quantitativo de público beneficiado diretamente com a iniciativa durante os últimos 12 meses; contribuição da iniciativa ao público beneficiado conforme os eixos temáticos do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado; sustentabilidade da iniciativa; e inovação social.

Parcerias

O Instituto tem como parceiros: Instituto Boa Vista de Música, Mesa Brasil, Rotary Club Boa Vista-Caçari.  Executou ações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Ministério do Trabalho; PADF – Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento; Polícia Rodoviária Federal – campanha Estrada Solidária; Marinha do Brasil – Agência Fluvial de Caracaraí; programa EU LIDERO – Transformando as Nações (Oliveira Foundation) e IFRR – Instituto Federal de Roraima. Em janeiro de 2023, estará executando o projeto RECONECT – Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.