Cultura

Grupo Primeiro Ato ministra oficina de dança em Boa Vista

O Grupo de Dança Primeiro Ato, sob a direção de Suely Machado, um dos mais antigos e tradicionais grupos de dança do país está em Boa Vista com oficinas gratuitas, palestras e dois espetáculos. E reuniu na noite da última sexta-feira, 26, cerca de 50 profissionais e amadores da modalidade em Roraima em uma oficina de dança, com carga horária de duas horas.

Segundo a coreógrafa e diretora do grupo, Suely Machado, foi uma surpresa chegar em Boa Vista pela primeira vez e encontrar um teatro tão bem cuidado. “Prestei atenção nos jardins ao redor e no cuidado que as pessoas têm, além dos profissionais abertos para informação e diálogo, dispostos a trocar conhecimento conosco. Me dá muita esperança quando vejo lugares assim porque vejo que é possível termos políticos honestos, voltados para o bem comum”, destacou.

Suely destacou ainda a importância e o empenho da prefeitura em oferecer esta imersão. “Estamos fazendo uma residência artística. Chegamos, conhecemos, montamos tudo, ensaiamos os bailarinos e encontramos toda a estrutura necessária para isso. Fiquei encantada em ver que são dois teatros, uma sala de ensaio, camarins com qualidade, fosso para orquestra, tudo que se necessita em um grande teatro. É uma surpresa maravilhosa estar nessa imersão e falar sobre minha experiência de 36 anos dedicados a dança”, ressaltou.

As oficinas, workshop e a troca de experiência com profissionais da área inspiram ainda mais os bailarinos locais, como o caso da Jéssica Silva Souza, bailarina há 11 anos. “A professora que ministrou a oficina é maravilhosa e nos deu a oportunidade de vivenciarmos momentos únicos. Eu nunca perco nenhuma oficina ou curso realizados no Teatro porque para mim é uma honra participar e trocar experiências, pois isso incentiva cada vez mais o meu interesse e conhecimento pela dança”, disse.

Primeiro Ato

O grupo, criado em 1982, tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos através de processos colaborativos de pesquisa, encenação e produção entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, videoartistas e atores. Em 2013, foi condecorado com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura pelas relevantes contribuições à cultura brasileira. Além do grupo, família Primeiro Ato é composta também pelo Centro de Dança e por ações especiais, como o projeto Dançando na Escola e Garimpo das Artes.

Programação

A programação que iniciou na noite de sexta, continua neste sábado e domingo, com oficinas, palestras e espetáculos. Todas as atividades serão realizadas nas dependências do Teatro.

27/10 SÁBADO

9h às 11h – Oficina de dança contemporânea (com Marcela Rosa), na sala de ensaio – 50 vagas

19h – Espetáculo “PASSAGEM”, no Foyer – 160 vagas

19h30 às 21h – Palestra de Suely Machado, no Teatro Escola – 160 vagas

28/10 DOMINGO

 

20h – Espetáculo “INSTHABILIDADE”, na sala Roraimeira (R$5 meia e R$10 inteira)