Cultura

Grupo pernambucano realiza espetáculo e oficinas de dança

O Grupo Grial foi criado pelo escritor Ariano Suassuna em 1997, em Pernambuco

O grupo de dança pernambucano Grial traz a Roraima o espetáculo ‘Terra’, um trabalho coreográfico inspirado no universo indígena. Terra mostra uma criação estética que representa, na dança, a diversidade cultural típica do povo brasileiro.
O espetáculo se baseia no trabalho solo da bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, com uma proposta artística que retrata a memória, o tempo e as transformações ligadas à herança indígena.

Seus movimentos são referências às danças tradicionais de comunidades indígenas na região norte e nordeste do País e conceitua através da dança, as explorações, as segregações, os contatos e as entregas, ao mesmo tempo em que exalta a reafirmação de uma cultura e critica os preconceitos.
Dirigido por Maria Paula e Eric Valença, o cenário é criado por Manuel Dantas Suassuna.
Destaque para a trilha sonora da obra criada pelo percussionista Naná Vasconcelos, responsável por apresentar os sons da natureza com efeitos sonoros que resgatam a história do povo brasileiro.
O Grupo Grial foi fundado em 1997, por Maria Paula Costa Rego, a convite do escritor Ariano Suassuna em 1997, a proposta era criar uma arte autoral e autêntica sobre a diversidade cultural e a miscigenação do País.
O espetáculo tem apoio cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal, além de ser premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Intérprete Criadora, e contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.
A apresentação será realizada primeiramente em Boa Vista, nos dias 22, 23 e 24 no Espaço de cultura e Arte União Operária, com início às 20 horas. Em seguida, o grupo se apresenta no Espaço cultural da Orla em Caracaraí nos dias 28 e 29.
Além do espetáculo, o grupo realiza oficinas de dramaturgias e formatação de projetos que possam concorrer a editais de cultura. As oficinas são dedicadas a agentes culturais, produtores, atores, dançarinos que objetivam concorrer a editais públicos e privados.
Programação das oficinas
Oficinas Boa Vista – Espaço de Cultura e Arte União Operária
“Dramaturgias paralelas”
Data: 23 de novembro Hora: 14h
“Que edital, qual produção?”
Data: 24 de novembro Hora: 15h
Oficinas Caracaraí – Espaço Cultural da Orla
“Dramaturgias paralelas”
Data: 28 de novembro Hora: 14 horas
“Que edital, qual produção?”
Data: 29 de novembro Hora: 15h
Serviço Espetáculo Terra Por Grupo Grial Data: 22, 23 e 24 Local: Espaço de cultura e arte União Operária Hora: 20 horas Entrada Franca