Cultura

Getúlio Cruz é imortalizado membro da Academia Roraimense de Letras

A cerimônia foi marcada pela presença de grandes nomes da literatura roraimense, em várias áreas temáticas, e com a posse de outros 11 acadêmicos que compõe as 32 cadeiras da academia

O economista e doutor em Ciência Política, Getúlio Cruz, foi imortalizado membro da Academia Roraimense de Letras (AROL) na noite desta terça-feira (14). A cerimônia, que ocorreu no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, também contou com a posse de outros 11 membros.

O doutor foi convidado a fazer parte da AROL por Antônio Poeta, que ocupa cadeira de n 8. Para Getúlio Cruz, autor de livros técnicos da área política, o convite foi uma honra.

“Eu sempre tenho dito nas minhas manifestações que, primeiro, é uma honra. Depois, eu recebi o convite através do acadêmico Antônio poeta, que houve uma surpresa porque, apesar de escrever, eu sempre escrevi jornalisticamente. E o livro que publiquei é um livro sobre ciência política. Portanto é um livro técnico. Mas a academia é muito ampla, tem expressões da arte, da literatura e, até mesmo, daqueles que militam profissionalmente. É, portanto, para mim, uma distinção e eu espero ajudar Roraima com isso”, disse à FolhaBV. 

Ao acadêmico, convidar Cruz a ocupar uma cadeira na academia foi uma representação da cultura de Roraima. “Getúlio representa, para todos nós, uma figura ilustre de Roraima. Uma cultura viva, um homem que sempre trabalhou com a cultura no estado. Então nada melhor do que indicar Getúlio Cruz, que, até hoje, faz cultura”, ressaltou Antônio Poeta.


Antônio Poeta foi quem conduziu o nome de Getúlio à composição de neoacadêmicos. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Getúlio, ele nos honra muito porque é mestre, doutor, escritor também, uma pessoa de grande do estado de Roraima e para nós é uma grande honra tê-lo na academia”, reforçou Shirley Rodrigues, também acadêmica da AROL e colega de trabalho na FolhaBV.

Getúlio Cruz irá ocupar a cadeira de número 15, anteriormente ocupada por Mário Roberto Carabajal,  1º presidente fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL) e integrante do grupo fundador da unidade em Roraima. O patrono eleito para a cadeira foi Olavo Bilac.

12 membros


Cerimônia de posse dos novos acadêmicos ocorreu no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, Centro Cívico. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A cerimônia foi marcada pela presença de grandes nomes da literatura roraimense, em várias áreas temáticas. Ao todo, 12 neoacadêmicos, incluindo Cruz, receberam a medalha, certificado e vestes, além da cadeira que ocupam a partir de agora. A presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Lya Brasil, vê o momento como único tanto para a academia quanto à população.

“Nós estamos ingressando novos membros, todos com notório saber, capacitados, vendo cada um da sua área da literatura, da arte, como pesquisadores, enfim, é uma aquisição que eu reputo como muito, muito importante para todos nós”, afirmou Cecy.

Os novos acadêmicos são: Marcos Jorge – cadeira nº 1; Consuelo Duarte de Oliveira – cadeira nº 10; Ana Célia de Oliveira Paz – cadeira nº 11; Jaber Cabral Costa – cadeira nº 12; Getúlio Cruz – cadeira nº 15; Júlio Augusto Martins – cadeira nº 16; Reginaldo Gomes de Oliveira – cadeira nº 20; Joaquim Parimé Pereira lima – cadeira nº 21; Maurício Elias Zouein – cadeira nº 22; Zanny Adairalba dos Santos – cadeira nº 25; Sebastião “Sabá” Moura – cadeira nº 26; e, José Miranda Aquino – cadeira nº 27.

A Arol deve ser composta por 32 acadêmicos. Para Shirley,  o momento é histórico também pela nova composição. “Olha, esse é um momento histórico da nossa academia. Foi feita a nova composição e os novos membros são pessoas muita qualidade artística das letras e para nós é uma grande honra esse momento”, destacou.

Perfil

Getúlio Alberto de Sousa Cruz é radialista, economista, professor, empresário e político. Tem graduação em economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciência Política também pela UFRGS, além de especialista em Desenvolvimento Rural Integrado em Contabilidade Regional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Durante mais de 30 anos, no período de 1979 a 2012, Cruz esteve à frente de instituições e entidades importantes de Roraima. Foi Secretário de Planejamento do Governo de Roraima, Diretor da Carteira de Desenvolvimento do Banco de Roraima S.A, Presidente do Banco de Roraima S.A. e Presidente do Conselho Territorial do Território Federal de Roraima.


Getúlio Cruz é escritor e autor de diversas obras técnicas. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Também foi membro do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Conselheiro do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Presidente da Empresa Administradora da Zona de Processamento da Exportação de Boa Vista e Secretário de Planejamento, Economia e Finanças do Município de Boa Vista. 

Durante 1985 e 1988, Getúlio Cruz foi governador do Território Federal de Roraima, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 1989, assumiu a Folha de Boa Vista como empresário de comunicação. 

É autor de diversos projetos econômicos, públicos e privados. Tem experiência na área de economia com ênfase em crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas fundiárias, assentamentos dirigidos, colonização agrícola e ocupação econômica do solo, áreas de livre comércio e finanças públicas. 

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), além de Coordenador do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (NECAR/UFRR), e diretor Executivo da Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da UFRR. Cruz também é apresentador da rádio Folha FM 100.3, no programa Agenda da Semana, que vai ao ar todo domingo, de 9h às 12h.