Cultura

Gênero musical K-pop é febre mundial e alcança jovens de Roraima

Em Roraima, o estilo musical tem alcançado fãs de todas as idades, que também despertam interesse para outros pontos da cultura coreana

O K-pop, abreviação da música popular sul-coreana, é um gênero musical que também conta com coreografias super produzidas em seus videoclipes, garantindo um espaço na mídia e conquistando há anos os corações de fãs do mundo todo— os chamados k-poppers. Em Roraima não seria diferente, o estilo é febre entre vários jovens da região.

O sucesso e influência do K-pop é tão grande, que inspirou vários fãs a adotarem o estilo dos artistas, aprenderem o idioma sul-coreano e conhecerem mais da cultura. Um exemplo disso é a acadêmica de História de 19 anos, Deborah Alves Sousa, que contou ter despertado o interesse pelo gênero musical K-pop durante a quarentena, em maio de 2020, quando viu o vídeo de uma banda coreana nas redes sociais e ficou curiosa para saber mais.

“Foi de forma bem natural que o K-pop me fez ter interesse em outros fatores da cultura do Oriente, o que me proporcionou conhecer lugares novos, comidas e bebidas diferentes das que eu estava habituada e também as séries coreanas, que eu nunca havia visto nas plataformas digitais”, relatou.

Fascinados pelas coreografias perfeitamente sincronizadas nos videoclipes, o grupo roraimense Infinity Dance Crew (@infin8tycrew), formado por nove jovens de 14 a 19 anos, se inspirou no K-pop para gravar covers das danças e divulgar em redes sociais, tendo o prestígio de participar de eventos.

De acordo com um dos integrantes, Kaleo Matos, estudante de 19 anos, a onda dos grupos covers de dança de K-pop em Roraima surgiu há mais de seis anos, porém o Infinity Dance Crew foi criado em 2018, quando seus amigos, que também consomem o estilo musical sul-coreano desde o início da adolescência, se reuniram para aprender as coreografias, porém gostaram tanto da dinâmica que decidiram levar adiante. 

“Muitos roraimenses de diversas faixas-etárias consomem K-pop hoje em dia, então, antes da pandemia, sempre nos chamavam para participar de eventos para reunir fãs do gênero e as pessoas gostaram muito do nosso trabalho. Agora é mais difícil conseguir reconhecimento nas redes sociais, mas o que nos motiva é sempre gravar coreografias que gostamos e nos divertem”, disse.


Infinity Dance Crew se apresenta em pontos turísticos de Boa Vista (Foto: Divulgação)

Veja o vídeo de dança do grupo:

O Powerpuff Girlz (@_powerpuffgirlz), formado em 2018, é um grupo feminino de dança cover de K-pop composto sete jovens, cujas idades variam de 15 a 23 anos. Elas afirmam que o maior objetivo da equipe é se tornarem referência em Roraima. 

“A principal finalidade do grupo é fazer com que as pessoas conheçam a música pop coreana de uma maneira diferente, no nosso caso, através das coreografias, que é um ponto muito marcante do K-Pop em si, e que as pessoas também possam apreciar esse estilo tanto quanto todas nós”, enfatizaram as integrantes Ericka Do Valle e Juliana Queiroz.

Quanto à resposta do público, elas contaram que no início foi difícil, pois não conheciam o mundo da dança no estado e nem haviam conhecidos que pudessem apresentar-lhes para outros artistas locais.

“Nós temos noção que muitas pessoas em Roraima gostam de K-Pop e gradativamente esse público vem crescendo devido a popularização desse estilo. Conforme os anos foram passando, nossa rede social foi se tornando mais movimentada e as pessoas passaram a divulgar nosso trabalho compartilhando nossos vídeos . Atualmente, a resposta é muito boa e ficamos sempre muito contentes quando percebemos que as pessoas gostaram das nossas produções”, disseram.

Confira apresentação de dança da Powerpuff Girlz: