AGENDA FOLHA BV

Festival de Música e Artes Indígenas reúne comunidades no Lago Caracaranã

Evento tem início na quarta-feira (21) e segue até sexta-feira.

Evento é realizado desde 2017 (Foto: Divulgação)
Evento é realizado desde 2017 (Foto: Divulgação)

A partir da próxima quarta-feira, dia 21, tem início o IV Festival de Música e Artes Indígenas na região da Raposa, Estado de Roraima. O evento, que acontecerá no Centro Regional Lago Caracaranã, na terra indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia, se estenderá até sexta-feira, dia 25.

O festival, já tradicional na região, é um espaço dedicado à valorização e revitalização da música tradicional e regional, bem como do conhecimento musical, tanto do canto quanto dos instrumentos, para os jovens indígenas da área. Além disso, serve como uma oportunidade de aprendizado, trocas e fortalecimento da juventude frente aos desafios sociais enfrentados pelas comunidades indígenas locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Programação

Os cinco dias de evento contarão com uma série de atividades, incluindo plenárias com temas motivacionais, oficinas de cantos, grafismo, artesanato, pintura visual e corporal, além da confecção de instrumentos musicais.

No último dia, 25, está prevista uma feira com os produtos confeccionados durante as oficinas. Destaca-se também a realização de uma oficina sobre “Direito das Mulheres e Protagonismo de Mulheres Indígenas” nos dias 23 e 24, com a participação de representantes femininas da região, do departamento jurídico e da Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

A abertura oficial do evento acontecerá na noite do dia 21, com apresentações dos participantes, dinâmicas das oficinas e shows das bandas Kruviana da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Cultura (SMECEL), esta última com integrantes do próprio município de Normandia. São esperadas lideranças regionais, representantes de instituições públicas e artistas indígenas de Roraima para o evento.