Cultura

Expoferr 2022 tem oficina de operação de drone

Capacitação abre a programação de estande do Sistema OCB-RR, nos cinco dias de evento, será realizada das 8h às 12h e das 13h às 20h

Uma das oficinas disponíveis na Expoferr, que retorna nesta sexta-feira (11) após cinco anos, é a de operação de drone. A capacitação é ofertada no estande do Sistema OCB-RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima) e parceiros, no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona rural de Boa Vista.

A oficina abre a programação do estande e, nos cinco dias de evento, será realizada das 8h às 12h e das 13h às 20h. O objetivo é capacitar pessoas que tenham interesse em manobrar um drone, uma vez que boa parte do monitoramento das propriedades é facilitada por meio da tecnologia aérea, além dos muitos aparelhos guiados por GPS.

“Sem dúvida, um dos cursos de grande procura. Buscamos nos atualizar e trazer tecnologias de ponta que possam facilitar a vida de quem produz e precisam monitorar 24 horas a propriedade, além de facilitar a tomada rápida de decisões. Sabemos que alguns têm dificuldades com novas tecnologias e vamos levar ajuda primordial para trazer conhecimento por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sescoop) e demais parceiros nesses dias de Expoferr”, disse o presidente dos Sistemas OCB-RR e FAERR/SENAR, Sílvio de Carvalho.

O estande possui outras capacitações pensadas para atender o momento tecnológico de inclusão do campo. É o caso é do Cadastro Oficial de Máquinas Agrícolas, conhecido como ID AGRO.

Essa é a Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas, por meio do sistema de aplicativos android, iOS e web, que interliga fabricantes, autorizadas (revendedoras), proprietários, Sistema CNA/SENAR e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o registro de propriedade de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas.

Segundo a superintendente do Sistema OCB-RR, Jucelia Rodrigues, os benefícios da plataforma são a emissão de documento oficial sem custos para o produtor, sem taxa de licenciamento anual e sem emplacamento. “Quem se inscrever neste curso vai poder ter maior segurança na venda e compra de tratores usados, além da possibilidade de ser dado como garantia em financiamento”, complementou Jucelia.

A programação também inclui as oficinas “Cortes especiais em carnes – Suíno”, “Circuito Banco do Brasil”, “Fortalecimento Organizacional” e “Rodada de negócio”. As inscrições para todas as capacitações são limitadas e poderão ser feitas via link que será divulgado dentro da feira e no próprio estande do Sistema OCB-RR.

Veja a programação completa