Cultura

Evento "Bate de Frente" incentiva a participação de mulheres no Hip Hop

Intervenção ocorreu na Escola Estadual 13 de Setembro

Durante anos as mulheres têm lutado por espaço e igualdade e na cultura Hip Hop não tem sido diferente. Segundo a organização do Bate de Frente, ainda hoje há muitas pessoas que procuram mais o trabalho de artistas masculinos e acham que as mulheres não são tão preparadas quanto os homens.

Neste contexto, nada melhor que dar destaque às mulheres da cena para reconhecer seu trabalho e incentivar a representatividade feminina.

Pensando nisso, a terceira edição do projeto “Bate de Frente” foi especial pelo mês das mães e trouxe a artistas amazonenses altamente capacitadas e tudo graças ao apoio da Secretaria de Cultura e Turismo – Secult, Núcleo de Mulheres de Roraima – NUMUR e RB Assistência Técnica.

“Mia” Monteiro, graffiteira que retrata o universo feminino a traves de rostros de mulheres desde 2005; Amanda “Barb” do Amaral, Mc que vem ganhando seu espaço nas seletivas estaduais e nas produções culturais e Adriele “Drika” Albuquerque, bgirl e atleta da Federação Brasileira de Breaking.

“São muitos os desafios que as mulheres enfrentam para se adentrar e se manter no Hip Hop, mas quando uma garota realmente quer fazer parte e tem outra mulher para se inspirar pensa: Se ela consegue, eu também”

Durante o evento, foi promovida uma roda de conversa de mulheres mediada por Josy Viana do Instituto SOS. 

Inovando ao trazer intervenção escolar com mural ao vivo feito por 6 artistas (Miaws, Ricks, Folha, Snake, Freak e Luis Art) graças ao apoio da 2B Autotintas e o Instituto MakuX Cultural. Também realizou a primeira competição no estado da categoria “Bonnie and Clyde” de Breaking (dupla de homem e mulher) e até possibilitando a crianças venezuelanas demonstrar suas habilidades no Rap Freestyle.

Além disso, o evento também contou com a participação do profissional Everton Alves com uma oficina de Danças Urbanas e também do Professor Marthns quem trouxe musicalização com materiais não convencionais. Houve discotecagem com DJ Eduardo Queiroz do Movimento Urbanus e apoio com premiações em dinheiro para os vencedores das 4 modalidades de competição por parte de Erupção Crew.

O evento contou com apoio dos profissionais Fabrício Marinho, Tais Marques, Valmik Mota, Adriana Duarte e com o apoio da Platô Filmes. No Instagram pode ter acesso a esses registros e as próximas atividades seguindo o perfil de @ritmizando_rr