Cultura

Estudante pretende assistir 365 filmes em um ano

A meta de Fernanda Suelen é simples: assistir um filme por dia de qualquer gênero

A estudante Fernanda Suelen, de 24 anos, levou a sério sua paixão por cinema e criou um projeto pessoal. Ela irá assistir 365 filmes no período de um ano. A meta é: simples assistir um filme por dia, de qualquer gênero, e, em seguida postará uma nota e comentários em seu facebook e na rede social filmow.com, dedicados aos apaixonados por cinema.
Segundo ela, sua paixão pela sétima arte começou na infância. “Gosto de como as coisas são feitas para chegar àquele resultado. Do trabalho para se criar um roteiro, da parte de dar vida àquele roteiro” explicou.

A ideia do projeto surgiu sem grandes pretensões, como uma promessa de virada de ano. “Sempre que posso, assisto a um filme. É uma maneira para relaxar. Só que nos últimos meses, quase não houve tempo por conta de trabalho e outros projetos. Perdi grandes estreias no cinema e ficava frustrada com isso. Aí, então, eu me propus a meta dos 365 filmes diferentes para não ter uma desculpa de não assistir. O legal é que são filmes diferentes e as pessoas se animaram com isso e vivem me passando dicas do que assistir e isso dá um animo”, relatou.
A estudante irá balancear a execução do projeto entre os afazeres da loja em que trabalha e as aulas de administração. Os filmes não serão escolhidos previamente. “Geralmente, eu leio a sinopse, e, se o filme me interessar, eu já o assisto” disse.
Fernanda acredita que a experiência pode engrandecê-la como pessoa. “Alguns filmes fazem você refletir sobre sua vida ou situações em comum. Fazem você se apaixonar, ter esperanças. Sem falar que podem construir um senso crítico olhando pelo lado mais técnico das coisas”, relatou.
Até o momento, ela já assistiu 35 filmes, ente os quais destacou o filme que ganhou o Oscar de melhor filme do ano: 12 Anos de Escravidão.
“Os critérios não são rígidos. Como quase não possuo tempo livre, eu geralmente ligo a TV e vejo as sinopses dos filmes e escolho um, mas caso eu já tenha em mente um filme que queria ter visto. Porém, se por alguma razão eu não pude vê-lo, procuro assisti-lo em outro dia. Como nunca sei o que pode acontecer no dia seguinte, geralmente opto por ver filmes na madrugada” completou.
Se você gostou do projeto e gostaria de interagir com a estudante, poderá buscá-la no Facebook e acompanhar as resenhas dos filmes.