Cultura

Escola São Vicente comemora 51 anos

Neste sábado (27), a Escola Estadual São Vicente completa 51 anos de existência. E para celebrar o aniversário, a instituição realizará, a partir das 8 horas, a Gincana Estudantil intitulada “Construindo uma Escola Sustentável”. O evento será dividido em três partes.
A programação começa com momento devocional e, em seguida, momento cívico e desfile das equipes da Gincana. Na sequência, terá início a primeira etapa do evento, que será a parte Cultural, com desfile das bandeiras das equipes, avaliação do melhor grito de guerra, paródia, coreografia da equipe, karaokê caracterizado e transformação.
Ao meio-dia, será servido um almoço aos estudantes. As atividades seguem no turno vespertino com a parte Esportiva, segunda etapa do evento, com disputas nas modalidades de voleibol, futsal e tênis de mesa.
Em seguida, começa a terceira e última etapa da Gincana, a parte Social, na qual será servido um lanche a todos os participantes. Será um momento de confraternização entre servidores, professores e alunos.
“Vamos comemorar 51 anos de Educação no Estado de Roraima com essa Gincana que tem o foco na sensibilização do aluno quanto à conservação e preservação do ambiente escolar”, destacou Ivone Sobrinho, gestora da unidade, ao reforçar o tema da Gincana.
A Gincana também contará com provas sobre o cuidado e conservação do ambiente escolar, provas relâmpagos, caça ao tesouro, dublagem, cabo de guerra, entre outras. As três melhores equipes receberão troféus como premiação e a equipe vencedora receberá um prêmio surpresa que será definido pela gestão da escola.
A ESCOLA
A Escola Estadual São Vicente de Paula foi fundada no dia 27 de setembro de 1963, inicialmente com o nome de Grupo Escolar Gilberto Mestrinho. Em 1972, recebeu o nome de Unidade Escolar São Vicente de Paula, em homenagem ao padre francês Vicente de Paula que dedicou a vida a serviço dos pobres. Hoje a unidade de ensino está localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, nº 2.772, bairro São Vicente e atende a 480 alunos na modalidade de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) funcionando nos turnos matutino e vespertino.
Programa de formação de liderança chega a Boa Vista
A Fundação Estudar promoverá em Boa Vista um programa de formação de liderança organizado por jovens da própria cidade. Focado em universitários e recém-formados de até 25 anos com energia e vontade de transformar o Brasil, o LabX acontecerá nos dias 18 de outubro e 22 de novembro. Os encontros têm como objetivo acelerar a vida profissional dos participantes e trazer motivação e ambição a cada um deles.
Através de conteúdos práticos e convidados especiais, o LabX visa ilustrar o perfil de um grande líder. “Queremos desmistificar a imagem que o jovem tem sobre liderança. Liderança, para a gente, é a atitude de alguém que sonha em realizar grandes transformações”, comenta Ana Maíra Spaggiari, responsável pelo programa da Fundação Estudar. Transformadores locais da cidade são convidados para compartilharem sua trajetória de vida e carreira aos jovens, mostrando-lhes o caminho para chegar lá. O programa também ajuda a promover uma rede local, trazendo ao participante a oportunidade de conhecer gente de sua própria cidade com a vontade de ter uma carreira de alto impacto.
O LabX Boa Vista será conduzido durante 16 horas de apresentação divididas em dois módulos de 8 horas. Cada etapa acontecerá durante um dia inteiro do final de semana, com um mês de distância entre eles. Neste intervalo, a teoria será complementada com um desafio prático individual e outro em grupo, desafiando os jovens a darem um salto em direção ao seu objetivo de vida e carreira.
Mais de 30 cidades de todo o Brasil estarão recebendo o LabX durante o segundo semestre de 2014. Para participar do LabX Boa Vista, é necessário preencher um formulário de inscrição até dia 28 de setembro contando sua história e mostrando seu potencial de liderança. A taxa de participação varia entre R$ 75,00 e R$ 150,00 e há possibilidade de isenção de taxa. Acesse: www.napratica.org.br/labx.