Cultura

Entenda por que as flores têm aromas

Saiba a origem das fragrâncias nas flores e aprenda a escolher qual é a melhor planta para decorar a sua casa

Flores são excelentes opções de presentes. Cada flor possui um significado especial, seja por sua espécie ou sua cor, o que permite homenagear e demonstrar todo o seu carinho por alguém. Além disso, elas são boas opções para decorar diversos ambientes, seja em sua casa no dia a dia ou em festas e eventos especiais.

Uma das coisas especiais entre as flores é a sua fragrância. Inspiração para perfumes e outros odorizadores de ambiente, além de agradar a diferentes tipos de gostos, os cheiros das flores podem ter efeitos relaxantes ou estimulantes, de acordo com a aromaterapia.

Independentemente de você comprar flores online ou numa floricultura, você deverá receber um exemplar que contenha um perfume típico. Mas qual é a função natural dos cheiros nas flores?

Cheiro para atrair

Assim como a indústria de perfume vende a ideia de que os perfumes são excelentes no momento de atrair e seduzir, o mesmo acontece com as flores. No entanto, o alvo é bem diferente que o dos perfumes: as flores precisam atrair abelhas, moscas e borboletas, para que possam fazer a polinização das plantas.

A polinização é essencial para que essas plantas continuem existindo, pois esse é o principal método de reprodução delas.

O vento também é capaz de levar o pólen de uma planta para outra, mas são esses pequenos animais os principais responsáveis. Ao pousarem em uma flor, atraídos pelo aroma e pela possibilidade de se alimentarem de seu néctar, esses bichos ficam com o pólen grudado em seu corpo. Ao migrarem para outra planta, esse pólen é depositado em outras flores, dando origem ao processo tradicional de polinização.

Isso fará com que as flores gerem as sementes, que serão protegidas pelos frutos – importantes para a alimentação de outros animais, incluindo o ser humano.

Os aromas das flores são produzidos pelas pétalas ou nas sépalas (corpo), por isso é comum sentir um cheiro mais intenso nessas regiões.

Para quem deseja atrair (ou repelir) os animais que realizam a polinização, é possível escolher as plantas preferidas pelas espécies. Borboletas gostam de plantas com cores mais intensas, geralmente a vermelha. Morcegos, por outro lado, gostam de plantas com cheiros mais fétidos, sem se importar com as cores – uma vez que têm hábitos noturnos e não conseguem distinguir essa característica.