Cultura

Encontro reúne gestores para discutir políticas públicas para a Cultura

Evento contou com participação da Secretaria de Cultura de Roraima

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi realizado em Brasília com o objetivo de discutir os desafios relacionados às políticas públicas para 2023. Entre os principais pontos abordados, destacam-se a reconstrução do Ministério da Cultura (Minc), a Conferência Nacional de Cultura e o calendário de execução das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2.

No primeiro dia do encontro os gestores elaboraram a Carta de Brasília, que foi entregue na tarde desta terça-feira (07), para a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

De acordo com o secretário de cultura de Roraima, Shérisson Oliveira, foi elaborado um documento com propostas que foi entregue à ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“O primeiro encontro com o recém recriado Ministério da Cultura e com a Ministra Margareth Menezes foi bastante animador. Eles nos apresentaram toda a estrutura e se colocaram disponíveis para trabalharmos juntos construindo o melhor caminho para atender os que fazem cultura. Durante o encontro, houve oportunidade de apresentar diversas demandas dos setores culturais e ouvir o que os gestores do Ministério têm para oferecer como apoio” disse.

Segundo ele, a Ministra e os gestores destacaram a importância do trabalho de forma colaborativa, pois somente assim poderemos alcançar sucesso na implementação das políticas públicas para a área. “Como resultado desse encontro, foi estabelecida uma agenda de trabalho para fortalecer ainda mais a parceria e as ações que serão realizadas nos próximos meses. Estamos muito animados com essa possibilidade de trabalhar em conjunto e de contribuir para o crescimento da cultura brasileira.”completou.

O encontro contou com a presença de secretários estaduais de Cultura, dirigentes de fundações de Cultura de 25 unidades federativas das cinco regiões do Brasil além de representantes de ministérios, lideranças culturais e outros convidados e representou, um importante marco para o fortalecimento das políticas culturais nos estados brasileiros.