Cultura

Dicas para não exagerar na ceia de natal e manter o peso

Comer peru, lentilha e frutas secas podem ser opções mais leves para a ceia de natal

As festas de fim de ano estão chegando e uma tensão domina as pessoas que ficaram de dieta o ano inteiro para poder curtir o verão com um corpo em forma: como aproveitar a Ceia de Natal sem exagerar?  De acordo com a nutricionista Ana Paula Lima, é possível fazer uma ceia light gostosa e nutritiva, para isso basta substituir os alimentos e dosar as proporções. Ela explica que abusar da variedade de frutas e verduras podem ajudar a  saciar a fome. Escolher carnes brancas como peru e chester também são indicados. Para carne vermelha tente escolher as mais magras como filé, e alcatra sem gordura.
“Para quem teve uma alimentação saudável ao longo do ano, comemorar o natal com uma ceia deliciosa não significa jogar fora todo o esforço dos outros meses, mas saber saborear sem culpa uma refeição deliciosa” relata.

Um dos principais segredos está na composição do prato. A. Dividir o prato em duas metades é o segredo para equilibrar e evitar o exagero, segundo a nutricionista. Em uma metade coloca-se a salada e na outra as carnes e o carboidrato. Outra dica é optar pelo arroz à grega ao tradicional se possível integral no lugar do arroz branco. “Essas dicas podem se optadas também durante o ano, para quem não quer fazer uma dieta específica. Lembre-se que em uma alimentação saudável cabem, perfeitamente, todos os tipos de alimentos, desde que na quantidade certa” comentou.
Pratos que possuam oleaginosas, como amêndoas e castanhas também são indicados pois elas são ricas em gorduras do bem, que também estimulam a saciedade precoce. Ingredientes típicos do final de ano como a lentilha e o grão de bico podem ser ingeridos sem culpa. São alimentos facilmente encontrados na ceia de Natal e ricos em triptofano, aminoácido responsável por se converter a serotonina, um neurotransmissor que traz a sensação de bem estar e conforto.
Na hora da bebida, evite a cerveja, principalmente em excesso. Escolha a vodca, o espumante e o saquê que são as bebidas menos calóricas. A equivalência entre as bebidas para a ceia seria: uma taça de vinho para acompanhar o jantar, mais duas taças de espumante ou uma caipivodka sem açúcar ou uma dose de saquê.
Para sobremesa, abuse das frutas secas, como passas e ameixas, que são saudáveis e saborosas. E tente escapar dos bolos e pudins que são mais calóricos. Outra dica importante é se alimentar normalmente durante o dia e ainda ingerir um copo com leite ou suco, acompanhados de bolachas, duas horas antes da ceia. “Isso evitar fazer um prato com muita fome, o que leva a pessoa a exagerar” ressalta.
Para não deixar nada de lado, sirva-se com um pouquinho de cada prato quente. Após comer, avalie se realmente está com fome e precisa repetir o prato. “Muitas vezes já estamos saciados,  e poder da gula faz com que querermos comer mais”, explica a nutricionista. “Se sentir que realmente ainda está com fome, sirva-se novamente das coisas que mais gostou, mas na quantidade realmente necessária.” finalizou.