Cultura

Cineasta Rodrigo Aragão ministra oficina de efeitos especiais em Boa Vista

O diretor de ‘Mar Negro’ e ‘A Noite do Chupacabras’, Rodrigo Aragão, fala sobre o cinema independente e ministra oficinas

Uma espécie de monstro Godzilla versão capixaba espalha medo em uma aldeia de pescadores do litoral do Espírito Santo. Um Zumbi-Caranguejo, devorador de homens. Monstrengos e mortos-vivos, assim é a rotina do cineasta independente Rodrigo Aragão, nascido em Guarapari.
O diretor ganhou a atenção do cinema internacional pelos filmes ‘Mar Negro’ e ‘A Noite do Chupacabras’ e com fãs do terror pelo mundo afora. Rodrigo é o convidado especial de programação da 5ª edição da Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA/RR), onde abordará sua experiência de mais de vinte anos trabalhando com o terror.

Ele realiza hoje (25) e amanhã (26) as oficinas gratuitas de Maquiagem de Efeitos realizada no SENAC Idiomas na av. Capitão Júlio Bezerra, próximo ao Boa Vista Shopping. A proposta é demonstrar, de forma teórica e prática, a aplicação dos efeitos especiais de maquiagem nos filmes de terror e ação, desde sua idealização na pré-produção até sua aplicação no set de filmagem. Entre os tópicos abordados estão: desenvolvimento conceitual do efeito; estudo de trechos de filmes; moldes e próteses; materiais e ingredientes; fabricação de sangue artificial.
Em 2014, a SEDA conta com o apoio da Secult – Secretaria de Estado da Cultura de Roraima, Sesc, Sebrae, Senac e Fetec – Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista e a Biosphere Records.
Rodrigo Aragão
Aragão tem no currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curta-metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e é o criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum (2000 a 2004). Com o primeiro longa-metragem, Mangue Negro (2008), recebeu boas indicações e foi considerado Cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais.
Seu segundo filme, A Noite do Chupacabras (2011), tornou Aragão referência em efeitos especiais em todo o Brasil. E, desta forma, com o mais recente longa, que encerra a trilogia de terror tropical, Mar Negro (2013), o cineasta se consagrou como um dois maiores expoentes da arte de transformar a través de maquiagem e efeitos especiais, e como diretor arrojado no cinema de gênero latino-americano.
Serviço Oficina de maquiagem e efeito Data: 25 e 26 de novembro Local: Senac Idiomas Endereço: Avenida Capitão Júlio Bezerra Inscrições gratuitas