Cultura

Cineasta Alex Pizano ganha prêmios em festival de cinema nacional

Filme ‘Palasito’ venceu em três categorias, melhor curta-metragem, fotografia e figurino

O filme roraimense Palasito vem se destacando no cinema e no mundo. Após ser selecionado por festivais de cinema no Reino Unido, na Alemanha e na França. O curta-metragem roraimense venceu em três categorias no 5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Os prêmios são Melhor Curta-metragem Ficção/Suspense,  Prêmio Melhor Fotografia e Prêmio Melhor Figurino. O cineasta Alex Pizano celebra a boa fase em sua trajetória.

“Mais um reconhecimento ao nosso filme, que é uma produção independente, realizado no extremo norte brasileiro, gravado em Uiramutã/ Roraima. Agradecemos a toda nossa equipe e elenco, talentosa e super profissional, pela total dedicação e por acreditarem no projeto. Agradecemos especialmente ao Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, importante janela de exibição no Brasil” comentou.

Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é um dos mais importantes do cinema independente no Brasil (Foto: Divulgação)

Pizano contou que os prêmios são recebidos com muita alegria e orgulho “É mais uma conquista pro cinema roraimense e para nosso curta Palasito. Um sentimento de reconhecimento que cresce a cada seleção e premiação por onde ele passa, seja nacional ou internacional. Receber esses três prêmios tão significativos no festival de cinema de Jaraguá do Sul em Santa Catarina só prova a força da nossa arte” reforçou.

É a segunda vez que Alex participa e recebe prêmio no festival de Santa Catarina, a primeira vez foi em 2019 com o filme Cavalgada dos Justos que ganhou o prêmio de melhor figurino.

O cineasta independente começou sua trajetória em 2007 com filmes como Dívida Sangrenta, Remanescente das Sombras e O Estanho. Auto didata, seus filmes foram ganhando cada vez mais reconhecimento no cinema nacional.

“Como cineasta independente a alegria é em dobro pois o cinema de Roraima como um todo vem conquistando muito espaço em festivais diversos, e fazer parte disso, mesmo ciente que temos muito ainda pra conquista nessa área, só me motiva a dar mais um passo ao sol para que Roraima tenha que se consolidar no futuro como um respeitado polo de produção do cinema independente no Brasil” finalizou.

“PALASITO” é uma produção cinematográfica roraimense com realização da Biosphere Audiovisual e com co-produção da Platô Filmes. 
 

Leia mais: Filme roraimense é premiado como melhor fotografia em Paris