Cultura

Ativista roraimense de direitos indígenas conquista prêmio internacional

O artigo será na área da saúde pública indígena que trata sobre a influência da pandemia da Covid-19 na vida cotidiana dos moradores da aldeia indígena Boca da Mata, localizada na região do Alto São Marcos, Paracaima, Roraima.

A roraimense Yara Pinho de Lima, conhecida como Yara Macuxi, foi selecionada no edital da Conectas Direitos Humanos na bolsa para autoras/es negras/os e indígenas – SUR 31. O artigo será na área da saúde pública indígena.

A mestranda em Antropologia informou que  a proposta de artigo científico foi uma das quatro selecionadas em todo o Brasil. A revista tem alcance internacional porque é traduzida para inglês e espanhol. Ao todo foram mais de 1400 projetos enviados.

O artigo, tema da pesquisa do mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Roraima (UFRR), trata sobre a influência da pandemia da Covid-19 na vida cotidiana dos moradores da aldeia indígena Boca da Mata, localizada na região do Alto São Marcos, Pacaraima, Roraima.

“Tenho estudado a minha própria comunidade, com a pandemia quis falar sobre o impacto da covid-19 na minha casa. O coronavírus trouxe desafios para os indígenas, tanto nas relações, eventos e ações,” relata.

“Agarrei a oportunidade para falar sobre a minha comunidade. É importante que nós indígenas relatemos nossa própria história,” enfatiza Yara.

O artigo será publicado na Revista SUR, Revista Internacional de Direitos Humanos e traduzido para o inglês e espanhol.