Cultura

A falta de cuidados no dia a dia é a maior inimiga dos fios bem tratados

Ter cabelos naturalmente bonitos pode ser uma questão de bons hábitos

Existem várias regras para ter um cabelo bonito. Usar o xampu indicado para seu tipo de fio, cuidar do couro cabeludo, mantendo-o sempre limpo, evitar o estresse, escolher a escova certa, até praticar mais exercícios físicos podem colaborar com uma boa cabeleira. Porém existem alguns cuidados essenciais que podem deixar os fios mais sedosos e prevenir a queda deles. Tudo depende de disciplina para seguir os cuidados necessários para manter os fios saudáveis e bonitos no dia a dia.
A principal dica é manter os cabelos sempre limpos. Os cabelos não caem porque estamos lavando o couro cabeludo, e sim porque estão programados para cair, independente do banho. “Deixar o couro cabeludo sujo por mais tempo poderá favorecer e agravar a queda de cabelos” explicou a cabeleireira Dalva Pinho.

Nada de lavar as madeixas em água quente e torcer os fios para retirar o excesso. O ideal é lavá-los em água morna ou fria e secá-los com a toalha. A higienização, neste caso, é o primeiro passo para livrar os fios das agressões para que eles não fiquem com a aparência danificada.
Os resíduos de cosméticos abrem precedentes para o ressecamento dos cabelos. Depois de aplicar o condicionador, é preciso ter o cuidado de não deixá-los no cabelo. “Deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica quebrado e ressecado”, disse.
Lavar o cabelo com os produtos errados também deve ser evitado. Os xampus e condicionadores devem ser aqueles indicados para o seu tipo de cabelo, os cuidados e as recomendações dos especialistas devem ser seguidos à risca em casa.
 “Se um condicionador for usado de forma errada, ele pode aumentar a oleosidade do seu cabelo. Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda mais a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares”, explica a especialista.
O mesmo acontece ao prender o cabelo molhado. Um rabo de cavalo deixaria os fios úmidos por mais tempo, o que poderia juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. A dica seria evitar o vento enquanto a cabeça não se seca para evitar o cabelo armado demais.
Se você é daquelas que utiliza constantemente a chapinha e a escova, procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.
Ficar mais de três meses sem cortar o cabelo não é um mito usado pelos cabeleireiros para levar os clientes mais vezes ao salão. Para um cabelo que não demora muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Após, esse período, as pontas começam a abrirem-se e os fios se quebram com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e deixam o cabelo com um visual quebradiço.
Como pentear os cabelos?
Entre os tipos de cabelo, existem os que se dividem em lisos, crespos, ondulados. Dentro destas categorias, estão os cabelos grossos, finos, volumosos e os sem volume. São muitos os tipos e cada um deles deve ter um cuidado específico. O cabelo liso é geralmente um pouco mais fácil de cuidar, mas no dia a dia é importante separar um pente grande, de preferência com dentes de madeira e largos.
Para cabelos crespos, é necessário desembaraçá-los suavemente com a ajuda de um pente de dentes com ponta arredondada. Os cabelos encaracolados e ondulados não devem ser penteados logo depois que se secam, pois pode causar um grande volume ao cabelo e desfazer os cachos. As escovas com íons são as melhores para este trabalho, pois deixam os fios mais alinhados.