Variedades

Como guardar cebola e mantê-la crocante por mais tempo

Se você guarda a cebola na geladeira é bom ficar atento

Você sabia que cebolas inteiras não podem ser guardadas na geladeira? Apesar de muitas pessoas acreditarem que o refrigerador sempre ajuda a conservar os alimentos, um estudo feito pelo Departamento de Agricultura e serviços de nutrição e comida dos Estados Unidos concluiu que isso não vale para as cebolas.

A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente.

Por isso, o correto é armazená-las fora da geladeira em um local seco e arejado e consumi-las em até uma semana. Depois de cortada, a cebola deve ser colocada dentro da geladeira em um pote bem fechado por no máximo dois dias. Mais do que isso começa a mudar o cheiro e ela fica muito aguada.

Se quiser que ela dure mais, triture ou pique a cebola e misture com azeite e um pouco de sal. Só isso já é capaz de fazer com que ela dure de 4 a 5 dias. para quem não tem tempo (nem paciência) de cortar cebola sempre é congelar cebola picada em pequenas porções. Para isso, pique a cebola como desejar, use papel toalha para retirar a umidade e, em seguida, guarde em potes com tampa.

Lembre-se de fazer porções individuais, já que despois de descongelada a cebola não pode ser congelada novamente. Não é igual à cebola cortada na hora, mas, para quem não tem tempo, é uma solução melhor do que usar temperos prontos,

Se você não usou a cebola toda em sua receita, guarde-a bem na geladeira. Não importa se você está usando cebola branco ou roxa, a maneira que você vai armazená-las é a mesma. Se você não usou a cebola inteira em uma receita, não é bom guardar a sobra direto na geladeira porque o cheiro dela pode contaminar outros produtos, inclusive o leite, sobremesas e outros. Para ajudar você a armazenar adequadamente a cebola na geladeira, separamos alguns passos para seguir e poder ainda usar a cebola numa outra receita.

Após usar tudo o que precisava, coloque as cebolas picadas numa vasilha de vidro ou de plástico que tenha tampa. Não use um recipiente de metal para que eles não transfiram um sabor metálico para a cebola. Com o plástico ou o vidro as chances de contrair um péssimo cheiro da cebola para outros alimentos que também estão dentro da geladeira é bem menor ou quase inexistente.

Espalhe manteiga ou margarina por sobre o resto da cebola, cortando-a no meio. Passe a manteiga no lado que ficar exposto ao ar, sem retirar a pele remanescente. Após espalhar a manteiga sobre toda a superfície cortada, coloque a sobra da cebola com a parte cortada para o lado de baixo e em um papel alumínio. Passe o papel alumínio por toda a cebola e a guarde em um saco plástico que tenha fecho.

Guarde as cebolas picadas em um saco plástico que tenha fecho e coloque o saco dentro de um outro saco plástico. Retire todo o excesso de ar que tem nas embalagens antes de fechá-las porque o ar pode causar ressecamento nas cebolas e fazer com que ela perca mais rapidamente os nutrientes. O propósito em armazenar as cebolas usando dois sacos fechados é o de evitar que ela passe seu odor para outros alimentos, causando assim um sabor alterado nos mesmos e até estragando-os dentro da sua geladeira.


Congelar a cebola cortada é uma boa opção

Congelando as cebolas

Embora muitas pessoas não gostam de comer pedaços de cebola nos alimentos, elas são fundamentais para temperar muito pratos. E se você é daquelas pessoas que não gosta de cortar cebola devido ao mal cheiro que elas deixam nas mãos, aprenda dicas para cortar várias e congelá-las, assim você tem sempre cebolas cortadas sem precisar deixar as mãos com mal cheiro.

E para não contaminar seu freezer com o cheiro forte, é preciso saber congelar a cebola adequadamente. Por exemplo, não coloque a cebola diretamente no freezer, sem qualquer proteção. Para congelar corretamente, corte a cebola em rodelas ou deixe ela picada. Guarde a porção que costuma usar em cada receita em uma vasilha aberta no freezer até que ela congela. Após, transfira a cebola já congelada para uma vasilha com tampa ou em um saco plástico, fechando-o bem e retirando todo o ar.

Quando for descongelar para usar, só utilize essa cebola para pratos quentes e nunca para saladas, por exemplo. O tempo de validade da cebola congelada pode ser de até 6 meses, desde que você siga corretamente a maneira de congelá-la.